O Movimento Saúde Mental participou do encontro realizado pela Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim (RCCGBJ) nesta quarta-feira, 7. Além da RCCGBJ, a programação é uma ação conjunta do Conselho de Consumidores e da Enel Ceará que aconteceu no Auditório Dom Aloísio Lorscheider do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza.

A Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim é composta por 24 cozinhas que não contam com nenhum recurso público e mantêm a sua produção de quase 190 mil refeições por ano à base de doações.

Por meio do Programa Sustentabilidade Energética, a Enel promoveu o “Seminário Conselho de Consumidores” que contou com a participação do Presidente do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará, Antônio Erildo Lemos Pontes.

À ocasião, as pessoas titulares das cozinhas em situação de adimplência seriam contempladas com uma geladeira. Das 24 cozinhas comunitárias da RCCGBJ, 18 participaram da ação, que foram as unidades da Rede que se encontravam ativas durante o ciclo de visitas técnicas realizado pela Enel, no início de 2023.

O coletivo decidiu, em setembro de 2022, como uma das ações resultantes da unidade em rede durante o processo de pesquisa “Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim”, estabelecer diálogo propositivo com a referida empresa, com mediação de Cilene Silva.

Em 04 de outubro, o coletivo emitiu ofício, nº 01/2022, direcionado ao diretor executivo da empresa, tendo como objeto “solicitar apoio solidário institucional com a troca de 20 geladeiras velhas por novas”, conforme o programa institucional de promoção da eficiência e sustentabilidade ambiental e energética.

O Centro de Defesa Herbert de Souza, onde o encontro ocorreu, fica localizado na avenida Osório de Paiva, 5623, no bairro Canindezinho.