Benício, jovem Pitaguary, colaborador do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), conquistou uma vaga no curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Selecionado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele inicia graduação neste primeiro semestre de 2016. Benício é facilitador de vivências de resgate de autoestima e de renascimento.

Benício também foi coordenador do Centro de Aprendizagem do Bom Jardim (CABJ) do MSMC entre os anos de 2011 a 2013. Qualificado em pintura rupestre por curso realizado por Minye Sardinha, no MSMC, o artista plástico realiza pintura corporal de referência indígena.

O Movimento acolhe os agradecimentos do Benício, publicados em rede social e lhe deseja sucesso em sua nova formação acadêmica. Sua graduação, certamente vai colaborar no fortalecimento da cultura indígena.

Como geógrafo, o jovem Pitaguary poderá ampliar sua contribuição com a causa indígena, especialmente na revitalização territorial dos povos originários do Ceará e do Brasil. Avante, Benício!

Agradecimento do Benício aos amigos e companheiros de caminhada:

“Agradecimento básico pras pessoas que me apoiaram demais, direta e indiretamente até chegar nessa conquista e novo desafio que estou bem disposto a enfrentar! agradeço muito pelo apoio e por tudo que aprendi com todos vocês e outros mais que foram construindo esse novo ser que sou hoje! Espero poder radiar um pouquinho de cada um de vocês pelos lugares que eu caminhar! Rino Bonvini, Natália Tatanka, José Santana, Eduardo Rodrigues, Lucas Soares, Quellzynha Jenipapo, Bill Ferreira, Raimundo Carlos, Pajé Barbosa, Eliahne Brasileiro, Nadya Pitaguary, Ubiraci Pataxó, Kelma Matos Paz”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.