Uma mostra de Teatro do Oprimido com a peça “O Voo da Passarinha”, anima o Grande Bom Jardim, a partir das 15h do dia 11 de julho, no Centro Cultural Bom Jardim. Na programação vai acontecer, ainda, a performance teatral “O Caps”, exposição de pinturas, poesias e esculturas produzidas nas oficinas realizadas de fevereiro a julho na Casa Ame do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).

Na mesma tarde serão exibidas fotografias e vídeo-documentário sobre o processo de trabalho com teatro do Oprimido no MSMC. Também haverá uma mesa de debate sobre Arte e Saúde Mental e a apresentação musical do Bloco “Doido é Tu”, bicampeão do Carnaval de Fortaleza.

A programação da mostra de teatro conta, também, com oficinas de 8 a 11 de julho. No Caps, as oficinas serão das 14h às 16h e na Casa Ame, das 18h às 20h30.

Já na parte da noite, a programação da mostra de teatro acontece das 18h as 20h30min. As atividades foram desenvolvidas nas oficinas de Teatro do Oprimido, voltadas para as pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim. A ação faz parte do projeto Teatro do Oprimido Movimentando a Saúde Mental, Residência Artística. Uma produção de Eloana Carolina Gentil e sua equipe de curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), Alessandro Conceição e Monique Rodrigues realizada neste primeiro semestre de 2013. O projeto foi desenvolvido a partir do Programa Interações Estéticas/Residências Artísticas em Pontos de Cultura promovido pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). De fevereiro a junho, o Ponto de Cultura Casa Ame acolheu o Teatro do Oprimido como mais uma ferramenta de trabalho em suas atividades.

Serviço

Mostra de Teatro do Oprimido no Bom Jardim
Local: Centro Cultural do Bom Jardim | Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim, Fortaleza, CE
Horário: a partir das 15h. ENTRADA FRANCA

Atrações
    • Exposição “Delírios Artísticos” resultado dos trabalhos da Estética do Oprimido (Quadros, Esculturas, Poesias);
    • Projeção de fotos: “Do Processo ao produto” (variadas fotos em diferentes momento das oficinas, durante a residência);
    • Performance “O Caps”: Performance com elenco de usuários e profissionais de saúde mental do CAPS do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim. A performance teatral mostra a destruição de um serviço essencial como o CAPS através de uma “força maior”. Toda construída pelos integrantes da cena e do CAPS;
    • Exibição de Vídeo: “Teatro do Oprimido Movimentando a Saúde Mental”: Imagens recolhidas durante o processo da residência artística;
    • Mesa de Debate: “Arte e Saúde Mental”;
    • Espetáculo de Teatro-Fórum “O Voo da Passarinha”: Espetáculo que aborda a violência doméstica sofrida por uma mulher que vê suas asas cortadas pelo marido ao tentar realizar seu sonho de ser cantora. Ao fim do espetáculo a plateia é convidada a entrar em cena e substituir o personagem oprimido.;
    • Apresentação do Bloco Musical “Doido é tu”: Bloco carnavalesco composto por integrantes do CAPS e da comunidade do Bom Jardim. O “Doido é Tú” foi consagrado bicampeão do Carnaval de Blocos de Fortaleza.
Sobre a residência artística / interações estéticas

Promovido pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o edital Bolsa Interações Estéticas promove o intercâmbio de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura de todo o país. Contemplada na edição de 2012, Eloana Carolina Gentil, desenvolve junto com Alessandro Conceição e Monique Rodrigues o projeto Teatro do Oprimido Movimentando a Saúde Mental, utilizando as técnicas do Teatro do Oprimido com os atendidos pelo Ponto de Cultura Casa Ame, entre eles os usuários do Caps Comunitário do Bom Jardim.

Sobre Eloana Gentil e equipe

Trabalhando há 11 anos como atriz no Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cenna, Eloana conhece de perto a luta que familiares, profissionais e usuários de saúde mental travam em prol de um tratamento mais humanizado. Formada como multiplicadora pelo Centro de Teatro do Oprimido (CTO), Eloana, além de atuar em 4 produções do Grupo Pirei na Cenna, já coordenou oficinas de Teatro do Oprimido para adolescentes e para idosos, participou do Laboratório Madalenas – O Teatro das Oprimidas. Em 2012, junto ao grupo Pirei na Cenna esteve no 1º Festival de Expressões Artísticas Antimanicomiais, em Rosário, na Argentina.

Alessandro Conceição é jornalista e curinga do Centro de Teatro do Oprimido – CTO – desde 2006. Neste período, trabalhou diretamente com Augusto Boal. É Coordenador dos GTOs Pirei na Cenna e Liberarte. Já atuou em três produções do CTO tendo, inclusive, experiência na Argentina, Guatemala e Senegal. Trabalhou nos projetos Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, Teatro do Oprimido na Saúde Mental, ministrou oficinas no Projeto Mulheres da Paz, do governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2011 realizou, no Recife a Residência Artística no Ponto de Cultura ACAAPE.

Monique Rodrigues é graduada em sociologia e mestranda em Sociologia e Direito pela UFF. Curinga do CTO desde 2006, trabalhou diretamente com Augusto Boal. Participou do Grupo Popular Panela de Opressão. É coordenadora do GTO Liberarte. Pelo CTO trabalhou nos projetos Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, Teatro do Oprimido na Saúde Mental e recentemente ministrou oficinas no Projeto Mulheres da Paz, do governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010 Monique participou do Laboratório Madalenas – O Teatro das Oprimidas – que investigou opressões voltadas a mulher. Possui experiência internacional na Argentina e Guatemala.

Contatos:

(85) 8782-9463 | (21) 9106-6115| (21)2232-5826 | (21)2215-0503 | (Alessandro Conceição).
(85) 3497-0892 | 8620.1580 | 9989.9012 (Elizeu de Sousa – CE1098JP).
(85) 3497.2176 |8571.2937 (Jaqueline – Casa AME).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.