Iniciado em agosto, o Baú de Saberes, uma ação de meninos e meninas que frequentam o Ponto de Leitura da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), leva livros para as famílias vizinhas estimulando as pessoas à leitura.

A iniciativa é da bibliotecária e colaboradora voluntária do MSMC, Neiliane Alves, e das colaboradoras Josefa Gonçalves e Joyce, que sensibilizaram e acompanham as crianças na preparação de caixas com livros e nas visitas às casas.

Essas crianças são “mediadoras de leitura”, conforme descreve Neiliane. Atualmente, são seis “mediadores” que montaram e pintaram seus próprios “baús” de papelão e fizeram a oferta itinerante de livros.

A experiência, já realizada em três sábados, está sendo um sucesso e será convertida em um projeto de maior abrangência pelo MSMC. Os meninos já estão querendo ampliar a ação, incluindo uma oficina para fazer pipas ou raias. A ideia é envolver, também, outras linguagens, como teatro de mamulengos e música na dinâmica de leituras.

O foco principal do Baú de Saberes, de acordo com Neiliane é “ampliar o número de leitores da Biblioteca Troca de Saberes e favorecer o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens da comunidade.” Para isso, serão articulados grupos de mediadores de leitura com crianças e adolescentes que moram nas ruas próximas à Casa AME. A ação poderá ainda ser levada para praças do bairro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.