O Movimento Saúde Mental (MSM) foi eleito para compor o colegiado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza – Comdica, para um mandato de dois anos. A eleição ocorreu no dia 12 de abril, os eleitos aguardam a definição de data para a posse.

A coordenadora do projeto Sim à Vida, Balbina Lucas, será a representante titular. O coordenador da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), Ivan Nogueira, será o suplente, poderá assumir a função na ausência da titular.

O Comdica tem o objetivo de “promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente” e é formado por 11 Organizações da Sociedade Civil (OSC) e 11 organizações governamentais, entre elas está a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza – SME

As principais responsabilidades do Conselho são: gerir o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, acompanhar o desempenho de entidades que atuam com o público infanto-juvenil e propor ações de políticas públicas municipais para proteger as crianças e adolescentes . 

Sobre a eleição, Balbina destaca as boas expectativas para o primeiro mandato do Movimento como parte do colegiado do Comdica. “A gente vai colocar em pauta tudo o que for relacionado à criança e ao adolescente. É um momento muito feliz para a gente que é do Movimento participar (do Conselho). As expectativas são as melhores possíveis”.

A votação foi realizada entre as OSC inscritas no processo e cada entidade poderia votar em 11 OSC. Das 38 votantes, o MSM recebeu 29 votos.

Além do MSM, outras 10 entidades foram eleitas como titulares do colegiado e três como suplentes.

Resultado da eleição – Condica

Redação: Rayssa da Costa, Elizeu Sousa.