Nesta sexta-feira, 06.09.2013, a partir das 17h, crianças, adolescentes e jovens fazem o espetáculo de encerramento do Cante, Dance e Pinte o 7, na praça do Santo Amaro (no bairro Bom Jardim). Um cortejo, no final da tarde, acontece pelas ruas do bairro e, às 18h, o ato show com malabares, monociclo, palhaços, coreografia, capoeira e apresentações musicais das bandas locais Calibre 39 e Mandacas, portanto, pretende trabalhar arte e cidadania.

Trata-se de uma ação de arte, cuidados socioterapêuticos e cidadania realizada sempre na semana da independência. O evento começou ainda nos anos 90 com ideia de que “jovem que pinta o sete na política se mete”. Uma visão suprapartidária de protestos artísticos pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da periferia. Há vários anos, a ação é coordenada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Este ano o tema do evento é “Fraternidade e juventude” e, como resultado, conscientizar para a arte e cidadania.

Preparativos do evento

Nesta quinta-feira, são preparadas as varandas da ponte sobre o rio Maranguapinho (av. Osório de Paiva com Av. Oscar Araripe, Bom Jardim) e a praça do Santo Amaro para receber pinturas de murais.

Ainda nesta quinta-feira, manhã e tarde, tem oferta de práticas terapêuticas de cuidados na Palhoça do Movimento: massagem, biodança, reiki e oficina de arte-terapia. Já na Casa AME, acontecerá a oficina de farmácia viva.

Na sexta, os jovens pintarão muros (ponte e praça Santo Amaro) e o MSMC oferecerá reiki na palhoça (manhã e tarde). Às 17h, o cortejo sairá em direção à praça do Santo Amaro, onde acontecerá o ato show.

O Cante, Dance, Pinte o 7 este ano conta com os seguintes parceiros: Cirandas da Vida, Projeto ABC/Circo Escola do Bom Jardim, Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Paróquia de Santa Cecília, Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades (IDEP Social), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Jornal O Povo, Supermercado Ana Risorlange e Rádio Universitária FM 107.9/UFC.

As coordenadoras do MSMC, Natália Martins e Nádia Franco, articulam e planejam as ações junto aos parceiros, jovens aprendizes e juventude indígena Pitaguary.

Serviço

Cante, Dance e Pinte o 7

Atividades:

Quinta: Massagem, biodança (manhã), na Palhoça. Farmácia viva (Casa Ame), reiki, arte e expressão, capoeira (tarde), na palhoça.

Sexta: Pintura de muros e reki (manhã). Cortejo (17h), saindo da Palhoça. Ato show – atividades circenses, humor, capoeira, dança e música com as bandas Calibre 39 e Mandacas).

Locais: Casa AME e Palhoça: Rua Dr. Fernando Augusto, 980 e 985. Bom Jardim./ Praça Santo Amaro: Rua Maria Júlia, esquina com Rua São Lucas. Bom Jardim./ Ponte: Av. Osório de Paiva com Av. Oscar Araripe. Bom Jardim.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.