Maria de Lourdes, uma força viva das Comunidades Eclesiais de Base do Bom Jardim! Maria partiu ontem para a morada eterna, aos 75 anos. Foi da primeira turma de terapeutas comunitárias do Movimento Saúde Mental.

Por muitos anos Maria atuou como massoterapeuta, ao lado de sua inseparável amiga Zilar Amaro, na palhoça do MSM. Até antes da pandemia, fazia o acolhimento na recepção das práticas integrativas, como voluntária.

De acordo com Zilar, Maria costumava dizer: “Enquanto eu estiver aqui no Movimento, tenho vida!” Era assim a Maria: decidida, ousada, sempre com uma frase na ponta da língua. Amava uma boa prosa. Foi acolhida nas várias terapias do MSM. Cuidava e era cuidada.

Maria, à mesa, com terapeutas do MSM.

O Movimento Saúde Mental, presidido por padre Rino Bonvini, tem por Maria um carinho muito especial. Ela continuará junto a nós como uma luz a brilhar nesta constelação de pessoas que fazem do Grande Bom Jardim um bom lugar pra se viver!

Maria de Lourdes Machado de Lima também foi sócia fundadora do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, junto ao seu esposo Vicente da rádio comunitária, das pastorais sociais e das lutas populares por dignidade e direitos humanos no Grande Bom Jardim.

Maria está sendo velada na sala Alvorecer da Funerária Alvorada, av. Osório de Paiva, 255 – Parangaba. O sepultamento será hoje, às 15h30 no cemitério da Parangaba.

Elizeu Sousa