O Movimento Saúde Mental (MSM) recebeu a empresária a Renata Ary, que tem formação em eneagrama, para o workshop “Como se relacionar bem com 9 perfis de personalidade”. A formação foi realizada para os terapeutas do MSM na tarde de ontem, 29.

Liliam Andrade era uma das terapeutas presentes e contou que, além de explicar sobre os nove tipos de personalidade, a ministrante do workshop também apontou os caminhos de evolução para que as pessoas enquadradas em cada tipo de personalidade “saia da sombra e vá para a luz do tipo”.

Ela também explicou que todas as pessoas têm em si os nove tipos de personalidade existentes no eneagrama. No entanto, cada um apresenta um tipo sobressaliente em relação aos demais. Ao longo da exposição, portanto, os participantes foram identificando-se com um dos tipos de personalidade.

São eles: perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, individualista, observador, questionador, sonhador, confrontador e pacifista. Cada um dividido pelas habilidades e pelos sabotadores, que representam, respectivamente, o lado positivo e negativo da personalidade.

A terapeuta Liliam Andrade acredita que o workshop é importante para desenvolver o autoconhecimento e a empatia com os demais, a partir da compreensão do tipo de personalidade do outro. “Isso pode ser aplicado também no trabalho em equipe, pra gente se entender melhor”.

O workshop faz parte do projeto “Cuidar de quem cuida”, da Associação Gnóstica de Fortaleza, com apoio do Voluntariado Servir. O objetivo do projeto é propiciar ações como a que ocorreu com profissionais do Movimento Saúde Mental para instituições que trabalham com promoção de cuidados.

O coordenador da Palhoça Terapêutica do Movimento Saúde Mental, ressalta ainda que o workshop é importante para que o ambiente de trabalho seja saudável, uma vez que apresenta a melhor possibilidade de lidar com o outro.