No dia 1º de abril, o projeto Gastronomia e Terapia: Novos Caminhados para a Geração de Renda e Autoestima reinicia suas atividades na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento Saúde Mental (MSM). Desde 2020, a parceria entre o Instituto Cooperforte e o MSM ajuda a transformar a realidade de moradores do Grande Bom Jardim por meio da profissionalização em gastronomia e de práticas terapêuticas desenvolvidas junto aos participantes. 

 

No ano de 2022, aos 31 anos, Ednea Mendes participou do projeto com o objetivo de aprimorar suas habilidades em confeitaria e voltar a produzir seus próprios bolos para complementar a renda da família. Antes de participar do curso, Ednea dedicava sua rotina ao cuidado dos filhos e da casa. As mudanças vieram rápidas. “Quando eu fiz o curso e aprimorei os meus conhecimentos, eu tive vontade de seguir em frente. Independente das dificuldades, eu comecei. Meti as caras mesmo e já tô com 2 anos de volta com a minha confeitaria”, explica empolgada.

Ela também ressalta a importância das Práticas Integrativas e Complementares para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “As práticas terapêuticas me ajudaram bastante a ter mais confiança no meu trabalho e, em momentos de estresse, eu saber controlar os meus estresses. Me ajudou bastante”, conta. 

 

Os momentos de trabalho potencializam também a criação de novas relações. “A melhor parte foram as amizades e o conhecimento. As pessoas com quem eu trabalhei, os profissionais, que são os professores, são excelentes. Ali você encontra todo o apoio, tanto na parte profissional, de cursos, de conhecimento, de pessoas que querem o seu bem”, revela.

 

Hoje, quase dois anos após o curso, Edena Mendes fala orgulhosa sobre as mudanças que ocorreram em sua vida. “Eu tive mais confiança no meu trabalho, eu estava mais preparada. Me motivou bastante a seguir em frente com o meu trabalho”, conta. A empreendedora aproveita para deixar uma mensagem para os novos participantes do Gastronomia e Terapia: “Não desistam. Pode ser em qualquer profissão, não desista. Se você ama, vá em frente. Vai ter dias ruins, vai ter dias bons, vai ter todo tipo de cliente, mas não desistam”, incentiva. 

 

A realização das aulas recebe o suporte técnico e metodológico da equipe do programa de extensão universitária Gastronomia Social, vinculada ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As ações desenvolvidas na EGA, como o projeto Gastronomie e Terapia, fazem parte da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto do MSM, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial.

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

por Gabriele Félix