O bloco “Doido é TU” ganhou novamente o Carnaval de Fortaleza, na categoria blocos e cordões, pelo segundo ano consecutivo. Dezenas de profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim, do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e índios Pitaguary engrossaram as fileiras do bloco na noite da última segunda-feira (11/2), na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza.

De acordo com Natália Martins, coordenadora de Articulação Indígena do MSMC, “o bloco este ano homenageou a cultura popular, o que motivou ainda mais a participação dos Pitaguary, legítimos representantes dessa cultura”.

Estiveram na avenida os jovens indígenas Beatriz, Neto, Alessandra, Karina, Benício, Yago, Sara, Simone e Reney, que gostaram muito de cantar e dançar “No passo da Ema”, a marchinha do bloco neste ano de 2013. Este já é o terceiro ano em que o Movimento e os jovens Pitaguary participam do desfile.

Entre os profissionais, amigos e usuários do Caps Comunitário do Bom Jardim e do Movimento presentes no desfile do “Doido é Tu”, fantasiados, dançando e cantando estavam o padre Rino. Também participaram Lena, Ritinha, Cláudia, Reni, Carmelita, Eliene, Morgana, Cristina, Natália, Rino, Amilca, Érica Dayana, Neide, Sandra, Carla e Hystelany.

Bloco “Doido é Tu” é bicampeão do Carnaval de Fortaleza 2013

Com a marchinha “No Passo da Ema”, o bloco “Doido é Tu” foi bicampeão do carnaval de Fortaleza este ano, concorrendo com outras 12 agremiações. O bloco conquistou pela segunda vez o título na categoria “Blocos e Cordões” e recebeu um prêmio de R$ 3 mil. O resultado foi divulgado no dia 14 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate. Em 2012, o “Doido é Tu” foi campeão do carnaval e, em 2011, vice-campeão.

Este foi o sexto ano que o bloco saiu na avenida, animando a população no período das festas carnavalescas. O bloco homenageou em 2013 a cultura popular e contou com quatro alas: Jackson do Pandeiro, Cego Aderaldo, Luiz Gonzaga e Ala da Diversidade, onde artistas cearenses desfilaram, como Lucinha Menezes (cantora), Silvia Moura (coreógrafa) e Karla Karenina (Meirinha, atriz e humorista).

“O bloco Doido é Tu é resultado de um trabalho coletivo, com uma proposta estética da nossa cearensidade e uma proposta ética de inclusão social e diversidade”, comenta Eliza Guther, organizadora do bloco.

O desfile do bloco aconteceu na Avenida Domingos Olímpio, no último dia 11 de fevereiro. Foram cerca de 500 foliões entre usuários, familiares, amigos e profissionais da rede de saúde mental do município de Fortaleza e de Maracanaú.

O desfile foi realizado pela Fundação Silvestre Gomes e teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Uma das curiosidades do bloco é que, parte dos integrantes passa o ano inteiro se preparando para desfilar na avenida, ensaiando as coreografias e as músicas e produzindo os adereços que fantasiam os brincantes.

Sobre o bloco

O bloco “Doido é Tu” existe desde 2007, quando começou celebrando o Carnaval de cada Centro de Atenção Psicossocial, e hoje faz parte do calendário oficial dos desfiles de Carnaval de Fortaleza.

Criado pelo Projeto “Arte e Saúde”, vinculado à Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde, o bloco tem a missão de oferecer as mesmas oportunidades de criação, expressão e convivência social. O objetivo é passar uma mensagem contra o preconceito da sociedade para com as pessoas com transtorno ou sofrimento mental. Além disso, contribuir para gerar um novo olhar sobre os modos de promover a saúde mental.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.