O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), há duas décadas põe em prática o método da Abordagem Sistêmica Comunitária. Essa tecnologia social foi replicada na Bolívia há três anos numa atividade em que participaram representantes de várias instituições de Oruro, Bolívia e profissionais que se converteram em replicadores desse método.

Por esse motivo, em janeiro, esteve na cidade a representante do MSMC, Natália Martins, para comprovar a aplicação e os avanços realizados por pessoas capacitadas nesta forma particular de trabalho social. A visita ocorreu no Centro Gnóstico Uriel.

A Abordagem Sistêmica Comunitária é uma tecnologia terapêutica de múltiplo impacto que envolve o ser humano como um todo. Ela conecta a pessoa com a comunidade, com o meio ambiente e com o transcendente numa atitude responsável e transformadora. Possibilita a identificação [e o equilíbrio] de suas dimensões biopsicossocioespirituais.

Essa tecnologia já transformou e promoveu milhares de vidas na região do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, sendo também desenvolvida em Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana, junto a etnia Pitaguary.

“Estamos voltando a Bolívia para formar multiplicadores da Abordagem Sistêmica Comunitária. Tem algumas pessoas em Oruro que fizeram parte de uma formação realizada há dois anos na cidade de La Paz. Eu vim para ver como está sendo posto em prática o que foi aprendido. Já que esta tecnologia é muito eficaz e replicável, queremos que, também aqui em Oruro, todas as pessoas tenham acesso e, oportunamente, expandam este conhecimento para que encontrem o equilíbrio integral”, afirmou Natália.

Natália disse também que processualmente se realizarão visitas a Oruro para verificar os avanços em relação à aprendizagem da comunidade sobre essa forma de conhecimento. Um próximo passo é replicar a Abordagem Sistêmica Comunitária em outros espaços, incluindo todos os departamentos [estados] do país.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.