O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) apresentou suas ações, projetos e demonstrou como funciona sua Abordagem Sistêmica Comunitária para colaboradores da Saúde da Prefeitura de Maracanaú. O encontro da Rede de Atenção Psicossocial de Maracanaú aconteceu no Teatro Dorian Sampaio, no dia 7 novembro.

O secretário municipal da pasta, Torcápio Vieira, destacou a eficiência da atuação integrada dos profissionais que cuidam da Saúde em Maracanaú. Disse ter uma boa expectativa em conhecer o trabalho socioterapêutico do MSMC. “Um trabalho de 20 anos, representa uma experiência consolidada”, avalia.

Conforme Ana Karine, coordenadora da Saúde Mental de Maracanaú, a participação do MSMC significou um momento de muito aprendizado, atendendo plenamente a expectativa de conhecer de perto um pouco da tecnologia socioterapêutica da instituição que já tem reconhecimento local e internacional.

Padre Rino Bonvini, psiquiatra, presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária, e Elizeu de Sousa, advocacy do projeto Sim à Vida de prevenção às drogas, apresentaram as ações e a metodologia de trabalho voltada para a prevenção a dependências. Além disso, pontuaram o cuidado socioterapêutico, que envolve também processos de inclusão potencializadores da saúde comunitária.

Os dois destacaram para os colaboradores da saúde que a Abordagem Sistêmica Comunitária promove na pessoa a descoberta de seus próprios potenciais. Assim, quem é acolhido, escutado e cuidado pelo MSMC realiza a comunicação intrapessoal e transpessoal, tornando-se protagonista de sua cura e atuante em sua comunidade. A pessoa realiza uma “autopoiese”, ação de reconstruir-se continuadamente e de possibilitar novas soluções para os problemas familiares e comunitários.

A massoterapeuta Josefa Gonçalves realizou um momento coletivo de cuidado. Ela conduziu os participantes para vivenciarem uma acentuada comunicação corporal, a circularidade, o relaxamento e a massoterapia integrativa. Junto a massoterapeuta Rejane Oliveira, ela realizou também massagens individuais.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.