Ação de profissionalização e geração de renda tem previsão de atender 90 familiares de crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida. A ação prevê capacitar na área de confecção, compreendendo modelagem, corte, costura e customização. Neste primeiro ano de atividades serão qualificadas 30 mulheres.

A ideia é confeccionar e “vestir” a camisa do Sim à Vida. As novas costureiras vão aprender o ofício e começar a praticar fazendo camisetas “customizadas” para pessoas do projeto. Em seguida, as novas profissionais vão se integrar em ação de geração de renda.

No dia 02.12.15, terá início uma turma com quinze participantes. O treinamento será realizado no salão da igreja em parceria com a paróquia de Santa Cecília.

O convite para o curso priorizou as mulheres mães e chefes de família, dentre o grupo alvo do projeto Sim à Vida. Durante três anos, serão realizados seis treinamentos em confecção e, no quarto ano, o treinamento terá foco no empreendedorismo.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM International. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, sendo projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

A ação também integra a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.