O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom jardim (MSMC) vai iniciar as atividades da Escola de Gastronomia Autossustentável. Para esse começo será ofertado o curso Gastronomia da Biodiversidade, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), através do Programa Formadores Locais Grande Bom Jardim.

Ao todo serão ofertadas 20 vagas. Elas são destinadas aos moradores do território do Grande Bom Jardim. Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 16 anos.

A Escola de Gastronomia Autossustentável qualificada como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma ação do MSMC em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade. A escola integra a tecnologia social de múltiplo impacto denominada Abordagem Sistêmica Comunitária. Ela foi desenvolvida pelo MSMC com a finalidade de promover o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas.

Para a Escola de Gastronomia Autossustentável, foi construída uma cozinha equipada com fogões, freezers, coifas, bancadas e demais equipamentos, de acordo com recomendações da UFC e da Vigilância Sanitária. Além disso, a estrutura atende a padrões arquitetônicos de acessibilidade.

A escola vai ofertar oficinas e cursos temáticos de gastronomia para as comunidades do Grande Bom Jardim. As aulas serão ministradas por graduandos do Curso de Gastronomia da UFC como atividades complementares supervisionadas. Os facilitadores têm a supervisão da professora Eveline Costa, coordenadora do Programa de Gastronomia Social da UFC.

A formação resgata memórias gastronômicas locais, valoriza a cozinha da terra, e inclui práticas de ecofilia – relação de amizade com a natureza – e permacultura, com a integração da horta comunitária sintrópica.

Os formandos, jovens e adultos, serão estimulados a ingressarem no mercado de trabalho, seja por meio de empresas do ramo gastronômico ou de atividades de empreendedorismo e geração de renda. Essa é uma das dimensões da Abordagem Sistêmica Comunitária que visa fortalecer os determinantes sociais da saúde, contribuindo para a superação da pobreza no território do Bom Jardim.

O MSMC é detentor de larga experiência em formação profissionalizante, a exemplo do programa Jovem Aprendiz e de parcerias com instituições como o SENAC. Além das formações em audiovisual, artes visuais e música, promovidas nas oficinas da Casa AME.

A Oficina Gastronomia da Biodiversidade terá aulas teóricas e práticas, distribuídas em 30 h/aula:

    • Módulo I – Conteúdo Introdutório: Biodiversidade Nordestina. 3 h/aula.
    • Módulo II – Higiene e Cuidados na Manipulação dos Alimentos, Racionalização do Trabalho e Segurança na Cozinha. 11 h/aula.
    • Módulo III – Gastronomia da Biodiversidade. 16 h/aula.

 

Gastronomia da Biodiversidade

Aulas de 16 a 29 de Novembro de 2016, no horário de 8h às 12h.
Local: Escola de Gastronomia. Rua Dr. Fernando Augusto, 980. Bom Jardim. Fortaleza. Ceará.
Inscrições: Casa AME. R. Dr. Fernando Augusto, nº 980, Bom Jardim. Das 8 às 16h.
Mais Informações: Brena Kelly. (85) 3497.2176.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.