O projeto de capacitação na área da gastronomia “Alimentando Sonhos”, realizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM), foi renovado para o ano de 2023. A decisão foi anunciada pela companhia de alimentos M. Dias Branco, que financia a ação, durante a visita à Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do MSM.

Até o final deste ano, 220 pessoas terão as vidas impactadas com o projeto “Alimentando Sonhos”. Para 2023, a meta é o dobro: 440 novos empreendedores.

Durante a visita, o MSM acolheu a equipe representante da companhia M. Dias Branco: Vitória Gadelha, analista de sustentabilidade; Maria Nolasco, coordenadora de sustentabilidade; Mariane Mendes, auxiliar administrativo, e Tiago Timbó, gerente de comunicação, cultura e sustentabilidade.

Também participaram da ação: Révia Costa, diretora executiva do MSM; Leandro Camarro, coordenador da EGA; Ivan Nogueira, coordenador da Casa AME – Arte, Música e Espetáculo do MSM e Geórgia Goiana, chef de cozinha na EGA.

 

 

Sobre o projeto Alimentando Sonhos

Em julho de 2022, a Escola de Gastronomia Autossustentável iniciou as capacitações na área da gastronomia para moradores de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, na região metropolitana. Os cursos têm duração de 20 horas totais e são ofertados em organizações parceiras do MSM. 

Em Maracanaú, a relação de parceria e amizade entre o MSM e os povos indígenas é fortalecida com o projeto Alimentando Sonhos.

Entre os dias 17 a 21 de outubro, a formação em Bolos Caseiros e Regionais é ofertada para a população indígena, no Sítio Wopila

A primeira turma recebeu a formação sobre Salgados Comerciais, na cozinha comunitária do Grupo Produtivo Criart, localizada no bairro Parque São Vicente, no Grande Bom Jardim.

Depois, também foram finalizados os cursos sobre Massas e Molhos; Biscoitos doces e salgados; Bolos Caseiros e Regionais. Em novembro, será realizada também a formação em Pizzas e Calzones.

As aulas são ministradas e monitoradas por estudantes de Gastronomia e bolsistas do programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) “Gastronomia Social”, coordenado pela professora Eveline Araújo.

Redação: Rayssa da Costa