(Equipe do Movimento Amarelo se reúne na Palhoça para dar início às celebrações / Foto: Gabriele Félix)

 

“A vida é bonita!”, a frase declamada no palco aberto da Palhoça Terapêutica marcou a abertura do Movimento Amarelo. A iniciativa faz alusão à campanha do Setembro Amarelo  e tem como principal intenção a celebração da vida. A abertura aconteceu na manhã do dia 25/09/2023 e foi marcada por apresentações artísticas e uma roda de conversa sobre a importância da vida.  

Ana Cristina, gestora do CAPS Geral do Bom Jardim, uma das organizadoras da programação do Movimento Amarelo fala sobre o desejo de que os usuários do CAPS alcancem a saúde mental em sua forma mais completa. “A saúde mental não é só a medicalização, atendimento e entrega de receitas e laudos. Saúde mental é isso aqui. É música, é acolhida. É também perceber no outro uma presença de alguém que pode nos ajudar”, reflete. 

Entre a pequena multidão que se reuniu para aproveitar a programação matutina na Palhoça estava Glauber Torres. Advogado e usuário do CAPS desde 2010, ele se deliciou com o café-da-manhã oferecido aos participantes e fez questão de registrar o quanto se beneficia dos cuidados oferecidos pelo Movimento Saúde Mental (MSM) e pelo CAPS. “Eu gosto muito do CAPS porque os profissionais me ajudam, principalmente os psicólogos. E eu gosto muito também da Constelação Familiar e do Divertir a Mente aqui do Movimento”, comenta.

As práticas de cuidado citadas por Glauber fazem parte do Menu Terapêutico disponibilizado no MSM. As atividades acontecem diariamente nos diferentes espaços do Movimento e estão disponíveis aqui

A campanha do Setembro Amarelo de 2023 tem como slogan “Se precisar, peça ajuda!”. Ivan Nogueira, coordenador da Palhoça Terapêutica, fala sobre a importância de ter uma rede de apoio para a promoção da saúde mental . “O Movimento Amarelo vem para reforçar a importância dessa rede de cuidado. Não só o CAPS, o Movimento, mas toda uma rede de cuidado que existe dentro do Grande Bom Jardim. Valorizando as outras instituições, por exemplo, o CDVHS e o CCBJ, que realiza um trabalho de arte e cultura. Isso também é uma forma de cuidado”, explica.

Representantes da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) do Movimento Saúde Mental também marcaram a programação com apresentações. Ana Paula, coordenadora do espaço, expressa a importância da arte e da cultura para a valorização da vida. “A Casa AME entra com a beleza. A gente vem com a música, com a poesia, com as apresentações e com as oficinas de arteterapia”. 

  

Programação

O calendário do Movimento Amarelo 2023 conta com programações nos dias 25, 26 e 27 de setembro. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

25 DE SETEMBRO

8h – Abertura 

Local: Palhoça Terapêutica 

8h30 – Roda de conversa

Local: Palhoça Terapêutica

9h30 – Palco aberto

Local: Palhoça Terapêutica

10h – Sala espera

Local: CAPS 

13h30 – Oficina Arteterapia Ateliê

Local: Casa AME

13h30 – Oficina Gastronomia 

Local: Palhoça Terapêutica

26 DE SETEMBRO

8h – Curta Metragem

Local: Palhoça Terapêutica 

8h40 – Musicoterapia

Local: Casa AME

8h40 -Oficina de Rosas artesanais

Local: Sala 01, CAPS

13h30 – Oficina Flores de Setembro

Local: Espaço Mario Bonvini

13h30 – Oficina Escrita e Poesia

Local: Palhoça Terapêutica

27 DE SETEMBRO

8h – Show “PULSAR”

Local: Palhoça Terapêutica 

9h – Desenho Arte & Criação

Local: Espaço Mario Bonvini

9h – Sala Espera

Local: Fila de espera da Farmácia, CAPS

10h – Roda de conversa

Local: Palhoça Terapêutica

13h – Aromaterapia

Local: Palhoça Terapêutica

14h – Poesia

Local: Palhoça Terapêutica

16h – Coral de mulheres

Local: Palhoça Terapêutica

 

Serviço

Palhoça Terapêutica

Endereço: Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim

Telefone: (85) 9.8106-7178

Casa AME 

Endereço: Rua Dr.Fernando Augusto, 980 – Bom Jardim

Telefone: (85) 9.9103-5745

Espaço Mario Bonvini

Endereço: Rua Dr.Fernando Augusto, 987 – Bom Jardim

CAPS

Endereço: Rua Bom Jesus, 940

Telefone: (85) 3245-7956

 

Para mais informações, acesse:

Instagram – @movimentosaudemental

Site – movimentosaudemental.org

 

Por Gabriele Félix