Neste mês de maio, o Projeto Sim à Vida, ação de prevenção às drogas realizada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), desenvolve uma campanha educativa sobre comportamentos precoces relacionados à sexualidade e à reprodução para crianças, adolescentes e familiares.

A campanha socioeducativa será realizada às terças-feiras, no período da tarde. O início será no núcleo do Marrocos, no dia 9 de maio. Na sequência, dia 16 de maio, no Siqueira; 23 de maio, no sítio Wopila; e dia 30 de maio, no Bom Jardim.

A campanha educativa responde à escuta realizada no mês de abril por Andreza Moura, psicóloga, e a voluntária Carla Cristina Almeida Gomes, especialista em saúde da família. Esses momentos de escuta foram feitos por meio de vivências de relaxamento e rodas de conversa sobre gênero, sexualidade, transformações do corpo e autocuidado.

O trabalho envolve familiares e crianças das comunidades do Bom Jardim, Marrocos e Siqueira, em Fortaleza. Também no Horto, em Maracanaú. Espaços de acolhida das crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida, que é co-financiado pela CBM Internacional e União Europeia.

Além da escuta, em abril, foram trabalhadas atividades de cuidado do corpo, como escovação correta dos dentes, a lavagem das mãos antes das refeições e atitudes de cuidado para prevenir doenças.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.