Um grupo de crianças e adolescentes, acolhidas pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) no Projeto Sim à Vida, se juntou a outras crianças da comunidade para participar de um planejamento sobre demandas culturais do território e funcionamento do Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ). As ideias das crianças do Movimento devem ser incluídas no plano pedagógico do Centro.

Com bonecos mamulengos, as crianças apresentaram suas criações e fizeram sugestões. Querem que o CCBJ ofereça à comunidade aulas de canto, de instrumentos musicais, de dança, de artes e de culinária voltadas para crianças. Também querem laboratório de ciência, práticas de ginástica, yoga, vôlei e natação.

As crianças também solicitaram melhoras para o parquinho (manutenção), empréstimos de livros pela biblioteca, mais programação de teatro infantil e mais bebedouros no espaço. E ainda pediram a manutenção dos funcionários do Centro.

As crianças e adolescentes acolhidos pela Abordagem Sistêmica Comunitária do MSMC são estimuladas a desenvolver a comunicação consigo, com os outros e com sua fé em um mundo de todos: gente, bichos, plantas e natureza em equilíbrio. São estimuladas a desenvolver sua pertença e participação na comunidade.

Elas foram acompanhadas pela assistente social Luciana Custódio e pelo arte-educador Israel Lima.

O Projeto Sim à Vida do MSMC trabalha a prevenção às drogas e o desenvolvimento da autoestima. É co-financiado pela CBM International e União Europeia.

A ação acolhe e acompanha 1350 pessoas entre crianças, adolescentes e familiares, com ação diária em quatro núcleos socioterapêuticos (Fortaleza – Marrocos, Siqueira, Bom Jardim e Horto – Maracanaú), visita a famílias, acolhimento socioterapêutico e profissionalização de familiares e ação quinzenal em três escolas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.