Todas às quintas-feiras, à tarde, na Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), acontece os encontros do Grupo de Autoestima. Naradhi Bianchi, voluntária das ações do Movimento, partilha as sensações, mudanças e evolução das pessoas que participam do grupo. Acompanhe o relato sobre a experiência do grupo e do encontro dessa quinta-feira, 03.06, onde houve a participação de 56 pessoas.

Gostaria de compartilhar a minha experiência como terapeuta no Movimento de Saúde Mental Comunitária na Comunidade Bom Jardim. A comunidade em questão está localizada na grande metrópole de Fortaleza, onde estamos realizando um trabalho em grupo intitulado Autoestima. Nesse grupo, realizo com os participantes várias atividades inerentes ao autoconhecimento, como: dinâmicas, meditação, constelação sistêmica familiar, exercícios de conexão com Chakra Cardíaco, exercícios de dissolução de traumas e bloqueios energéticos que impedem a nossa liberdade para amar e ser amado.

Além disso, foi possível observar no grupo uma evolução fantástica, a cada dia acontecem mudanças visíveis no comportamento dos participantes. É possível perceber que todos estão mais risonhos, alegres e muito mais amorosos, tanto consigo, quanto com os outros. Sinto que quando as pessoas têm a oportunidade de experimentar a conexão com o próprio coração possibilita a recordação do poder do amor trazendo a cura de forma espontânea.

A sabedoria da conexão com o amor existe em todos nós, mas por motivos inerentes as experiências negativas vivenciadas, essa conexão se desfaz ao longo de nosso caminho pela vida. Devido a isso, as doenças mentais, emocionais e espirituais se instalam em nosso sistema.

No grupo de Autoestima percebo que a sabedoria Divina aflora nos corações de cada um, trazendo paz, amor e o reconhecimento de si próprio. Quando visualizo esse movimento entre eles é gratificante, meu coração se enche de amor e prazer de ver o desabrochar de todos a cada dia.

Gratidão ao Movimento Saúde Mental Comunitária pela oportunidade de desenvolver esse trabalho maravilhoso com nossos amigos da comunidade carente.

Com amor,
Naradhi Bianchi – Terapeuta

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.