A profissional de gastronomia Suemy Vieira Leitão Diogo é moradora do Bom Jardim há mais de 20 anos. Desde 2021, trabalha no Giardino Buffet.

Seja como ajudante de cozinha ou garçonete, depois como cozinheira, Suemy é uma das mulheres do Bom Jardim beneficiadas diretamente pelo Giardino Buffet.

Suemy diz: “desde que eu cheguei aqui, eu estou tendo a oportunidade de aprender vários pratos diferentes, na prática, com a Chef de Cozinha”.

Além da carreira profissional, Suemy ressalta o impacto positivo do Buffet na autoestima dela e das colegas.

Quando iniciou no Buffet, a confeiteira não gostava de falar em público, mas a sua autoconfiança foi aguçada com as idas aos eventos. “Eu fui percebendo que eu tinha capacidade para isso também”, relata.

Além de Suemy, a cozinha influencia também outras pessoas do Grande Bom Jardim. Suemy reforça que “muita gente se admira com o nosso trabalho por achar que no Bom Jardim não tem bons profissionais. Por isso, o Buffet é importante também para as pessoas verem que aqui tem coisa boa, tem gente educada e capacitada”.

Autoconhecer-se, melhorar a autoestima e se posicionar bem no mercado de trabalho. Essa é uma perspectiva da Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo Movimento Saúde Mental.

Entrevista: Rayssa da Costa, graduanda em jornalismo.
Edição: Elizeu Sousa, jornalista e advocacy no Movimento.