Nesta quarta (12/06/2013), o Movimento Bom Jardim recebe a Caravana da Educação Popular em Saúde. Essa é uma ação sociocultural das políticas educativa e de equidade do Ministério da Saúde. A caravana vai para a Palhoça, na rua Dr. Frenando Augusto, 985, das 8h30min às 12h30min.

De acordo com Jair Soares, um dos articuladores do evento, o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) foi escolhido para sediar a caravana por ser um “espaço que possui articulação com os movimentos e com a gestão municipal de Fortaleza e efetiva importância para o Grande Bom Jardim”.

“A caravana tem o objetivo de mapear e articular experiências de educação popular em saúde no Estado do Ceará, a partir da realização de encontros de reconstituição da história de luta e resistência de movimentos e práticas populares de saúde nos municípios, promover o diálogo entre essas experiências e os serviços de saúde e sua inclusão como praticas de promoção e cuidado em saúde no âmbito do SUS”, lembra a coordenadora da ação, a médica Vera Dantas.

Sobre a Caravana

De acordo a médica e mobilizadora cultura Vera Dantas, “o Projeto Cirandas da Vida e a Caravana de Mobilização Popular, para a Implementação das as Políticas de Promoção da Equidade e de Educação Popular em Saúde no Estado do Ceara”, foi elaborado numa parceira que envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, as Cirandas da Vida, a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS–CE), além da Escola de Saúde Pública do Ceará, a Associação dos Jovens de Irajá e o Ministério da Saúde.

“como estratégia inicial de divulgação e sensibilização no estado do Ceará, da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, recentemente aprovada no Conselho Nacional de Saúde e pactuada na Comissão Intergestores Tripartite”.

Vera destaca ainda que “a Caravana objetiva contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no sentido de articular o conjunto dos atores sociais, institucionais e comunitários, no que diz respeito a discussão acerca da implementação desta política no âmbito dos municípios envolvidos com base nas situações limites e potencialidades locais.”

A Caravana, como descreve Vera “espera contribuir com a reafirmação dos princípios do SUS e o compromisso com a garantia do direito à saúde, a melhoria da qualidade de vida e a diminuição das desigualdades sociais, alicerçadas na ampliação da democracia participativa no setor saúde promovendo o fortalecimento do protagonismo popular na defesa dos direitos e garantias sociais”.

“A experiência das Cirandas da Vida e de vários movimentos e grupos culturais que fazem a ANEPS no Ceará, para realizar cortejos, tendas de cuidado e encontros de sistematização” são valorizadas na caravana, conforme diz Vera.

Itinerário da Caravana

Os organizadores escolheram 20 municípios para compor o percurso da caravana, “considerando suas potencialidades, ou seja, existência de turmas da Residência Integrada em Saúde da ESP – CE, articulação prévia da ANEPS com movimentos e práticas do município e articulação com gestores desejosos de implementar a política’, comenta Vera.

Ela considera “ainda a importância dos conselheiros, estaduais e municipais como atores fundamentais da construção dessas políticas e considerando que esse processo pode contribuir para a revitalização e fortalecimento dos mesmos, trazendo novos atores sociais para o envolvimento nos espaços de controle social” das políticas de saúde.

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.