Profissionais do Movimento Saúde Mental e usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Comunitário do Bom Jardim e da Palhoça Terapêutica participaram da 3° Conferência Municipal de Saúde Mental.
A conferência, reuniu aproximadamente duzentos participantes, nos dias 6 e 7/4, no auditório João Frederico, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Teve como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços a garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
De acordo com Daniela Sampaio, coordenadora das Práticas Integrativas Complementares no MSM, participante da conferência, as equipes de discussão trabalharam o eixo principal: “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde Mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.
As propostas debatidas na conferência serão levadas para a 4ª Conferência Regional de Saúde Mental.
O coordenador da Casa de Arte Música e Espetáculo (AME) do MSM, Ivan Nogueira, participou da conferência, junto às usuárias da Saúde Mental Francisca Rubislânia e Ângela Rodrigues.
As equipes trabalharam os seguintes subtemas:
1) cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
2) gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental:
3) política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
4) impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.