O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) promoveu a formação de 25 novos terapeutas em Biomagnetismo. De 25 a 29 de abril, o médico padre Elias Arroyo ministrou o curso de 60h aula no Sítio Wopila, atendendo convite do padre Rino Bonvini.

“Aprendemos uma técnica simples, fácil de aplicar que pode ser de grande ajuda, sobretudo para a população pobre e carente. Acreditamos que pela sua simplicidade e eficácia o biomagnetismo nos ajude a melhorar a qualidade de vida do nosso povo, junto do trabalho de saúde mental que já viemos trabalhando há anos”, comenta padre.

Padre Elias Arroyo é mexicano, médico cirurgião, missionário comboniano, com experiência de dez anos em Moçambique, África. Lá o padre contribuiu para a fundação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique, em Beira. A criação da faculdade atendeu à visão profética da Conferência Nacional dos Bispos de Moçambique, levando a Universidade para lugares mais pobres do país. Atualmente, Elias e os padres Domingos Cibei e José Leyton, acompanham 17 comunidades indígenas nas regiões do Baixo e Médio São Marcos e Murupu, na diocese de Roraima.

A cada dois meses, padre Rino Bonvini, psiquiatra, presta serviço de uma semana em Roraima junto aos seus colegas.

Eles cuidam especialmente dos povos Macuxi, Wapixana e Warau. Os Warau são migrantes venezuelanos, vindos ao Brasil devido a situação econômica e social de seu país de origem. No leste de Roraima habitam os índios Yanomami e outras etnias.

A partir de agora, a socioterapia de múltiplo impacto Abordagem Sistêmica Comunitária inclui a terapia do Biomagnetismo em sua espiral de cuidados. Ela trabalha a prevenção e contribui para a cura de muitas doenças, principalmente aquelas causadas pela ação de vírus, fungos, bactérias e parasitas.

Essa é a primeira turma de Biomagnetismo formada em Fortaleza e Região Metropolitana. Reúne profissionais do MSMC, colaboradores voluntários e amigos. Todos envolvidos em processos de acolhimento, prevenção e cura de doenças.

Os novos terapeutas, em breve, vão realizar mutirões de atendimento com a supervisão de profissionais com larga experiência no Biomagnetismo. Os atendimentos vão acontecer na Palhoça do MSMC.

O que é o Biomagnetismo

O Biomagnetismo é um sistema terapêutico desenvolvido pelo médico Isaac Goiz Duran, em 1988. O método consiste no uso de pares de ímãs de alta potência para combater parasitas, bactérias, fungos, vírus e outros germes causadores de diversas doenças.

O sistema terapêutico consiste no reconhecimento de pontos de energia alterada no corpo humano que, juntos, causam doença. O reconhecimento dos pontos desequilibrados é feito com ímãs passivos, que não são eletrificados nem ligados a equipamentos eletrônicos. Os ímãs são aplicados em diferentes partes do corpo, fazendo um rastreio biomagnético.

Cada ponto rastreado corresponde a órgãos e tecidos. Uma vez reconhecido o desequilíbrio em um ponto, o terapeuta aplica ímãs neste ponto e no respectivo ponto de ressonância por 10 a 15 minutos.

Cada órgão ou tecido do corpo humano tem um maior ou menor grau de acidez ou alcalinidade, que é dado pela sua concentração de hidrogênio. Essa concentração define o potencial de Hidrogênio, conhecido pela sigla pH. As pessoas com algum tipo de doença apresentam um excesso de íons eletropositivos (toxinas, radicais livres, etc), que acidificam as células, os órgãos, o sangue e as secreções.

Quando um tecido qualquer se polariza ‘positivo’ (acidez), pelo excesso de íons de hidrogênio, existirá outro que se polarizará ‘negativo’ (alcalino). Essa alteração de polarização, na perspectiva do biomagnetismo, produz a doença.

A permanência de um pH alterado no tecido vai permitir o desenvolvimento de vírus e fungos, onde o pH é mais ácido, e de bactérias e parasitas, onde o pH é mais alcalino. Esses micro-organismos vão se comunicar entre si através da biorressonância magnética e possibilitar o desenvolvimento de um vasto conjunto de doenças e patologias degenerativas.

Ao se alterar a polaridade de ambos os tecidos afetados será eliminado o elemento causador da doença. Esta técnica terapêutica natural consiste em equilibrar e restabelecer o sistema defensivo do corpo, na medida em que é criado um campo magnético que impossibilita o desenvolvimento e a existência dos vírus, bactérias, fungos e parasitas, pois esse novo campo fica totalmente inadequado para eles.

O Biomagnetismo é uma terapia não invasiva, de fácil e cômoda aplicação, que pode tratar todo tipo de doenças e disfunções, inclusive em nível emocional. A duração aproximada de uma sessão é de 30 minutos. O número de sessões depende do número de patologias, da agressividade e da antiguidade de cada uma delas. São em média, necessárias duas sessões.

O Biomagnetismo é compatível com qualquer outro tipo de terapia (homeopatia alopática, naturopatia, florais de Bach, reiki, acupuntura, etc) e pode ser usado conjuntamente com os tradicionais tratamentos médicos alopáticos. É um tratamento de baixo custo e de efetividade comprovada.

A terapia por biomagnetismo não requer equipamento caro ou sofisticado. Não causa efeitos secundários nocivos, constituindo uma valiosa alternativa para tratar diversos problemas de saúde. Alivia as dores, previne e recupera a saúde do bioatendido.

No tratamento será feito um rastreio de no mínimo 106 pontos anatômicos com ímãs de 3000 a 3500 Gaus, localizando zonas do corpo que se encontram ácidas e alcalinas, com detecção de par correspondente. O paciente permanece vestido e com seus calçados.

O atendimento pode ser feito em crianças e também em bebês por intermédio dos pais através de uma técnica chamada ‘bioenergética’. O Biomagnetismo é indolor e não faz uso de nenhum medicamento para obter os resultados.

Quando o terapeuta coloca um polo magnético no local afetado, o lado direito do corpo do paciente encurta de 1 a 2 cm, é como se a perna direita ficasse mais curta. Em seguida, é encontrado o par biomagnético, ou seja, o local que está alcalino. Neste segundo ponto é colocado o polo positivo e é restabelecido o equilíbrio dos dois pontos rastreados.

Essa técnica tem demonstrado resultados positivos no tratamento de doenças autoimunes, desde lupus, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, etc; bem como noutras manifestações como hiperglicemia, hepatite, gastrite, Aids, reumatismo, fibromialgia, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, artroses, varizes, herpes, acne, infertilidades, asma, tosse crônica, hipertensão arterial, arteriosclerose, colesterol, dismenorreia, metrorragia, tumores, cancro, quistos.

Ao longo de 25 anos de pesquisa e com mais de 200 mil pacientes atendidos pelo doutor Isaac Goiz, criador do Biomagnetismo, foram feitas descobertas importantes e tratados casos que, aparentemente, não tinham cura na medicina. Essas revelações estão publicadas em vários livros, com relatos clínicos dos pacientes e com trabalho científico efetuado.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.