A primeira dama do Estado do Ceará, Onélia Santana, conheceu na manhã de hoje, 17 de abril, as ações socioterapêuticas e de inclusão social do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Entre essas, o Projeto Sim à Vida. A ação de prevenção às drogas visa também, fortalecimento do protagonismo das famílias de áreas vulneráveis à violência e à exclusão socioeconômica do Grande Bom Jardim e de Maracanaú.

O Sim à Vida envolve diretamente 1350 familiares, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Este programa é co-financiado pela CBM International e União Europeia. Além disso, integra, também, três escolas públicas em suas ações.

O conjunto de ações do MSMC, incluindo Centro de Atenção Psicossocial, Práticas Integrativas Complementares, Escola de Gastronomia Autossustentável, Projeto Jovem Aprendiz, Programa Farmácias Vivas e Programa Ecofilia, envolve aproximadamente 7 mil atendimentos ao mês.

As ações socioterapêuticas integradas aos CAPS Comunitário do Bom Jardim e a uma Residência Terapêutica são realizadas em convênio com a Prefeitura de Fortaleza.

O programa Ecofilia, com criatório de peixes, galinha caipira, hortaliças e captação de energia solar contribui para a sustentabilidade do MSMC.

Os produtos sociais da Escola de Gastronomia Autossustentável também são geradores de sustentabilidade e oferecem oportunidade para moradores em situação de vulnerabilidade econômica. A Escola tem a participação da Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará e de empresas privadas.

A primeira dama do Ceará, após conhecer as ações do MSMC, propôs mediar soluções para o fortalecimento de ações junto ao governo do Estado. Propôs também levar a metodologia de acolhimento e cuidados do MSMC, a Abordagem Sistêmica Comunitária, para operadores do Programa Mais Infância, através da formação de profissionais que trabalham diretamente com famílias.

Participaram do encontro, a equipe de assessores da primeira dama, o padre Rino Bonvini e profissionais responsáveis pelos projetos do MSMC. Também estiveram presentes os colaboradores voluntários do MSMC: médico, Alexandre Mont’Alverne e o jornalista Demócrito Dummar, do grupo de comunicação O Povo.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.