As crianças do Projeto Sim à Vida do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) iniciaram, em fevereiro, uma campanha de ecofilia. O termo é usado para definir a relação de amizade com a natureza. As crianças estão reciclando garrafas pet e fazendo plantio de mudas de árvores e hortaliças.

Os educadores do projeto estão desenvolvendo atividades práticas que levam as crianças a assimilarem que, além da Ecologia, que tem o ser humano como centro das preocupações, é possível desenvolver a ecofilia. A prática compreende seres humanos, vegetais, animais e minerais como interdependentes, pois todos estão integrados e fazem parte do sistema Terra.

No núcleo Patativa do Assaré, na comunidade do Siqueira, as crianças estão preparando um jardim suspenso. O projeto é pensado a partir da Abordagem Sistêmica Comunitária que percebe a pessoa em sua totalidade biopsicossocioespiritual, que busca a harmonia do corpo e da mente, incluindo relação familiar e comunitária saudável e amorosidade com os elementos da natureza. Tudo isso fortalece a autoestima e a espiritualidade das pessoas, vitalizando sua saúde mental.

O exemplo de São Francisco que tratou como “irmãos” animais, estrelas e plantas é um estímulo à prática da ecofilia. Trata-se de um sentimento de respeito, compaixão e amor para com todos os seres e elementos da natureza.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM International. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.