O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) apresentou no dia 20 de setembro, o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes pelo Projeto Sim à Vida no bairro Bom Jardim, em comunidades vizinhas e, também, em Maracanaú. O momento aconteceu no Shopping Benfica, durante o XII Encontro pela Paz.
Com foco na prevenção às drogas, o Sim à Vida é uma ação co-financiado pela CBM International e União Europeia. No Encontro pela Paz, foi apresentada, ainda, a história da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), desenvolvida há duas décadas.
Essa tecnologia social que nasceu no Bom jardim, envolve terapias, ações de inclusão social e favorecimento da arte, da música e do espetáculo. Todas essas ações funcionam como potencializadores de autoestima e do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Além do Bom Jardim, a ASC tem sido trabalhada em outras regiões do Brasil e da América Latina. Em Copacabana, na Bolívia, um grupo de profissionais está desenvolvendo experiência semelhante.
A prevenção a dependências, com o desenvolvimento de soluções autopoiéticas (comunidade criando novos caminhos de saúde e sustentabilidade) é o principal resultado da ação do Movimento Saúde Mental Comunitária.
Sobre o Movimento Saúde Mental
Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.