A apresentadora do programa Pode Contar, da NordesTV, Maísa Vasconcelos, na edição de terça (18/06/2013), destaca a acolhida realizada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) às pessoas da Comunidade Vida Nova com ações socioterapêuticas. Além disso, cita projetos do Movimento e convida para a campanha Abrace um Projeto, Transforme Vidas.

No mesmo programa, a reportagem de Mila Santos revela o leque de ações da instituição e visita à comunidade do Marrocos, onde funciona um dos espaços do MSMC, dedicado às ações do Projeto Sim à Vida, que envolve as crianças em atividades lúdicas e educativas, proporcionando elevação da autoestima, reconhecimento de direitos e prevenção às drogas.

No Marrocos, Mila encontra as famílias da Comunidade Vida Nova, despejadas há mais de 15 dias de um terreno nas imediações e acolhidas pelo Movimento e, também, pela Paróquia de Santa Cecília. Rosiane Gomes, uma das moradoras despejadas diz que, “não está tendo assistência nem do Estado, nem da Prefeitura”, mas que o padre Rino e o Movimento estão dando acompanhamento.

“O nosso psicológico estava muito alterado, e a gente acaba descontraindo um pouco com as terapias que eles estão vindo fazer aqui com a gente”, diz Rosiane, referindo-se ao serviço socioterapêutico do MSMC.

A reportagem também apontou, nas falas do padre Rino Bonvini, presidente do MSMC, e de Elizeu de Sousa, coordenador de comunicação da instituição, que as terapias que vão desde a prevenção com as crianças até ações artísticas e culturais, além de uma séria de ações socioterapêuticas complementares que contribuem para uma mudança na qualidade de vida das pessoas.

Tudo é realizado em ações de Abordagem Sistêmica Comunitária, que considera que tudo na vida está conectado: pessoa, família, comunidade, ambiente, natureza e espiritualidade.

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.