A secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, visitou o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) neste dia 4 de abril. Durante a visita, Joana conversou com o padre Rino Bonvini, presidente da instituição, sobre a celebração de um novo convênio entre Prefeitura e MSMC, para dar sequência à cogestão de ações envolvendo a Abordagem Sistêmica Comunitária.

Desde o ano de 2005, o MSMC desenvolve a cogestão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim, instalado em um prédio da instituição. E desde 2011, realiza, também, a cogestão da Residência Terapêutica da Regional V, além do conjunto de socioterapias e cuidados complementares oferecidos aos usuários da Saúde Mental na região.

Durante a visita, a secretária, acompanhada do titular do Distrito de Saúde da Regional V, Fernando Amorim, e de outros técnicos, conheceu o funcionamento da Residência Terapêutica. A secretária visitou CAPS Comunitário e a Palhoça Circular do MSMC, onde acontecem as práticas complementares de cuidado.

Joana Maciel também visitou a horta comunitária, a Escola de Gastronomia Autossustentável e a Casa de Arte, Música e Espetáculos. Todos esses equipamentos, localizados no Bom Jardim, acolhem ações socioterapêuticas e de inclusão social.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.