O Movimento Saúde Mental (MSM) deu início, no dia 13 de junho de 2022, ao projeto “Gastronomia e Terapia: Novos Caminhos Para Geração de Renda e Autoestima”, financiado pelo Instituto Cooperforte

O projeto é constituído por quatro turmas para os cursos de Salgados Comerciais, Doces e Sobremesas para Festa, Chocolateria e Confeitaria. As aulas são realizadas na Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento no Bom Jardim, em Fortaleza. 

No primeiro encontro, os 40 alunos tiveram aulas do módulo de cidadania com a professora e gastrônoma Geórgia Goiana e o módulo de atividades socioterapêuticas com o psicólogo e coordenador da Casa AME Ivan Nogueira.

Nessa dinâmica, que reúne gastronomia e terapia, será cumprida uma carga horária de 80 horas até o encerramento, previsto para dezembro deste ano.

A realização dos cursos vai qualificar profissionalmente os moradores do Bom Jardim e bairros próximos, visando contribuir para a inserção deles no mercado de trabalho. 

Os alunos são de famílias de baixa renda. Na região do Grande Bom Jardim, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de 0,13 a 0,19; enquanto o bairro Meireles tem IDH 0,95, conforme o censo de 2010.

A profissionalização, principalmente de mulheres, é uma das ações do MSM para fortalecer a erradicação da pobreza e a igualdade de gênero, objetivos de desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o Movimento Saúde Mental, nessas três décadas, tem desenvolvido ações de formação humana e profissionalizante. Isso faz parte da Abordagem Sistêmica Comunitária, tecnologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSM.

Texto: Rayssa da Costa e Elizeu Sousa