(Grupo de mulheres da BPW Brasil conhece os projetos e espaços do MSM / Foto: Yago Medina)

 

Um grupo formado por 14 mulheres da BPW Brasil participou, no dia 24/01/2024, de um encontro com os coordenadores do Movimento Saúde Mental (MSM) para conhecer, na prática, a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), além dos espaços e projetos desenvolvidos pelo MSM junto à comunidade do Grande Bom Jardim. 

 

A BPW é uma organização internacional, com mais de 40.000 associados, que realiza projetos que fomentam o empreendedorismo, a capacitação de lideranças e implementam ações de responsabilidade social para melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas ao redor do mundo.

 

A visita ao Movimento contou com um acolhimento na Palhoça, onde as participantes foram recebidas pelo coordenador de práticas integrativas e pelo coordenador de comunicação integrada e advocacy, Elizeu Sousa. Além de acompanharem as práticas do dia, o grupo conheceu um pouco da história da MSM e das atividades em parceria com o CAPS do Bom Jardim.

 

Iracema Nobre, presidente do BPW no Ceará, revela seu deslumbro pelo trabalho realizado pelo Movimento. “Fiquei encantada com o Movimento Saúde Mental, desenvolvido pelo padre Rino e sua equipe, no Grande Bom Jardim e grande região metropolitana de Fortaleza. Digno de  apoio e divulgação”, declara.

 

As visitantes seguiram para a Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), onde a coordenadora Ana Paula Fernandes explicou as atividades arteterapêuticas realizadas no espaço. As participantes também vivenciaram uma prática de aromaterapia, terapia complementar que promove o bem-estar, alivia sintomas de doenças e fortalece a imunidade através dos aromas liberados por óleos essenciais. 

 

Samara Sobreira, coordenadora da Escola de Gastronomia Autossustentável, acolheu o grupo na cozinha onde ocorrem as aulas práticas dos cursos de gastronomia, realizados para atender as demandas de profissionalização e geração de renda para os moradores da comunidade. Ao final, a equipe do Giardino Buffet recepcionou as mulheres com um delicioso coffee break

 

Durante a troca de experiências, a Abordagem Sistêmica Comunitária como ferramenta para superação da síndrome da colonialidade internalizada foi destaque para o grupo, que aproveitou o momento para contribuir com as ações do MSM adquirindo exemplares do livro do livro de autoria do padre Rino Bonvini. A obra sintetiza o trabalho do Movimento Saúde Mental e as tecnologias socioterapêuticas utilizadas nas ações e projetos do Movimento. A biblioteca do Movimento também recebeu a doação de exemplares do livro ‘50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará – de Paulo Afonso ao Pecém’.

 

por Gabriele Félix

 

SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL

O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (OSC), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. ASC é uma tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto que ajuda as pessoas a superar a Síndrome da Colonialidade Internalizada a partir do acolhimento do ser humano, da escuta e do cuidado, auxiliando a identificar as potencialidades do indivíduo, promovendo o fortalecimento da autoestima e das bases familiares e comunitárias. Envolve o ser humano como um todo, conectando-o com a comunidade, o meio ambiente e a dimensão transcendente, contribuindo para o enfrentamento das problemáticas existentes na comunidade.