De acordo com a Forbes, a pandemia representou um retrocesso no avanço da equidade de gênero no mercado de trabalho. Para muitas mulheres, em especial dos territórios periféricos, conciliar o trabalho doméstico não remunerado, o encargo de cuidadora dos familiares enfermos e a profissão se tornou um desafio paralisante. Pensando nessa realidade, o Movimento Saúde Mental (MSM) criou o Giardino Buffet, uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) aos problemas sociais como desemprego, contribuindo para a superação da pobreza no território do Grande Bom Jardim e da Síndrome da Colonialidade Internalizada.

O Giardino surgiu como uma solução a partir dos diversos problemas sociais enfrentados pela comunidade, em especial das mulheres. O objetivo é gerar oportunidade de melhoria de vida aos moradores do território a partir da geração de renda mínima estável, da garantia de emprego, além de efetivar a participação de mulheres no empreendedorismo, movimentando a economia local. Com a possibilidade de trabalhar perto de casa, no Giardino Buffet, as mães dedicadas, as filhas trabalhadoras e as avós amorosas têm oportunidade e espaço para mostrar seus talentos e levar sustento para as suas residências.

E se é difícil entrar na cozinha do Giardino e não querer petiscar algum dos preparos que refletem os sabores e temperos das mulheres do Bom Jardim, é graças ao gerenciamento potente e desbravador da CEO do negócio social, Natália Tatanka. Tatanka, aliás, refere-se ao nome dado pelos povos Lakota Sioux (EUA), inspirado no animal de poder que ecoa as qualidades da coordenadora do buffet. Sagrado para a cultura Lakota, o búfalo é reconhecido por fornecer alimento, roupas, abrigo e recursos essenciais para a sobrevivência e o bem-estar. Um nome que reflete bem a missão da CEO, conhecida por sua liderança forte, destemida, resistente e marcada pela sabedoria que reuniu a equipe que hoje faz o negócio ser nacionalmente reconhecido.

A potência e a importância de um negócio social que atendesse às demandas das moradoras do Bom Jardim foi reconhecida também por mulheres. Ticiana Rolim, presidente da Somos Um – Articuladora de Negócios de Impacto, acreditou no impacto social positivo do Giardino Buffet e promoveu o aceleramento do negócio, permitindo e facilitando o crescimento e a expansão das atividades do Giardino. O apoio técnico veio por parte de professora de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará, Eveline Alencar, que articulou a parceria entre a universidade e o Movimento.

No buffet, o pão na mesa vem da mão na massa. Pelo menos, essa é a realidade da chefe Suemy Leitão, responsável por assinar o sabor inconfundível das receitas desenvolvidas no Giardino. O sonho e hobby de criança virou profissão. Com passagem pelos cursos de gastronomia da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), também do MSM, hoje, Suemy Leitão exibe com orgulho o certificado emitido pela Universidade Federal do Ceará, que a reconhece como Chefe de Cozinha, com o título de notório saber. Título esse facilmente revalidado pelo notável sabor de seus preparos. 

E para contratar o sabor do tempero de Suemy Leitão, nada mais justo que a desenvoltura contratual feminina. Foi-se o tempo que o aperto de mão entre dois homens representava um negócio fechado. No Giardino, a liderança comercial tem nome de mulher e um sorriso simpático no rosto. Flávia Carolina é a responsável pelo relacionamento com os clientes. Seja para fechar um contrato ou mudar um pedido, ela está sempre atenta para garantir que o melhor serviço chegue a todos.

Os obstáculos para acessar o mercado de trabalho por pessoas trans também ainda são muitos, sendo o preconceito o maior deles. Entendendo a importância de oportunizar esse acesso e reconhecer o talento e a dedicação dessas pessoas, o Giardino Buffet conta com a grandeza do trabalho de Paola Romanova, pesquisadora de gastronomia e uma das chefes do buffet. Ela explica que a cozinha, lugar historicamente associado ao doméstico e ao feminino, surgiu em sua vida como um hobby e virou um lugar de salvação. 

A equipe, claro, tem muitos outros rostos: Letícia, Tayla, Samila, Nadine, Ceisa e tantas outras mulheres do Grande Bom Jardim que compartilham suas histórias, seus sonhos e seus temperos. O Giardino Buffet e o Movimento Saúde Mental desejam força e um feliz dia da mulher para todas as colaboradoras, clientes e mulheres. Que esse dia de luta seja também de muito reconhecimento e colheita. Feliz 8 de março.

Redação por Gabriele Félix e fotografia por Yago Medina