Nesta manhã, 6 de fevereiro, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio visitou a sede do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). No encontro, o padre Rino Bonvini, presidente da instituição, apresentou as principais ações socioterapêuticas e inclusivas desenvolvidas junto à população do Grande Bom Jardim.

Natália Martins, diretora-executiva, apresentou o passo a passo da metodologia socioterapêutica que integra múltiplas técnicas e processos de desenvolvimento pessoal. O foco do método é autoconhecimento, desenvolvimento da autoestima e empoderamento, com o equilíbrio biopsicossocioespiritual.

O advocacy do MSMC, Elizeu Sousa, entregou abaixo-assinado da comunidade do Marrocos, reivindicando pavimentação, drenagem e iluminação pública. O prefeito acolheu a demanda e anunciou um projeto de pavimentação da parte do Marrocos cujas ruas ainda são de barro batido.

Nessa comunidade o MSMC acolhe e acompanha parte das 240 crianças atendidas na ação de prevenção às drogas, o Sim à Vida. O projeto é financiado pela CBM International e União Europeia.

Também foram apresentados os principais serviços do MSMC: Projeto de Prevenção às Drogas, Escola de iniciação à Robótica (LabInec), Escola de Gastronomia, Sistema Integrado de Produção Agroecológica, Socioterapias e práticas integrativas complementares, entre outros.
Roberto Cláudio destacou o programa de microcrédito e empreendedorismo com uma rua voltada para o comércio, que a prefeitura está preparando. O prefeito anunciou a criação de um Centro de Referência do Empreendedor no Bom Jardim.

O MSMC já desenvolve com o Grupo Somos UM uma ação que vai capacitar empreendedores da comunidade. A ideia é que eles desenvolvam negócios próprios, além de criar meios para que acessem linhas de crédito, na mesma direção do programa planejado pela Prefeitura.

O prefeito de Fortaleza demonstrou entusiasmo com a metodologia Abordagem Sistêmica Comunitária do MSMC e com as ações integradas na prevenção, terapias e projetos de inclusão social.

Com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), o MSMC tem convênio para realização de Práticas Integrativas Complementares (PICs), associadas ao Caps Comunitário do Bom Jardim.

Também participaram do encontro Alex Mont’Alverne, voluntário do MSMC, Demócrito Dummar, membro da diretoria do MSMC, e Lúcio Bruno, coordenador especial de articulação política da PMF.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental realiza a Abordagem Sistêmica Comunitária: Acolhe, escuta e cuida com ASC e Práticas Integrativas e Complementares pessoas de todas as idades no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.