O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) vai participar da Conferência Internacional “Saberes para uma Cidadania Planetária”, que terá a participação de Edgar Morin. O evento acontece de 24 a 27 de maio, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Governo do Estado do Ceará. O Movimento participa com a presença do padre Rino Bonvini.

No dia 25, o Movimento participa com o padre Rino Bonvini, que apresenta a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica do MSMC. Essa tecnologia utiliza a teoria da complexidade, desenvolvida por Edgar Morin, dentre outras orientações teóricas.

Entre outras coisas, um dos objetivos do evento é refletir e construir conhecimentos que contribuam para a criação e disseminação de projetos, programas, organizações, políticas e ações individuais ou grupais de carácter econômico, tecnológico, social, cultural e educativo que iluminem a emergência de uma Civilização Planetária e/ou a abertura e sustentação de novas “Vias para o futuro da humanidade”.

Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida há 20 anos, considera o ser humano em sua totalidade biopsicossocioespiritual. Mente e corpo saudáveis estão vinculados ao desenvolvimento harmônico familiar e comunitário.

O MSMC trabalha a indução de processos preventivos e terapêuticos que envolvem o contexto social, econômico e cultural e o posicionamento político transformador da realidade, com justiça social.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.