Fabiola Moreira é economista doméstica, instrutora de gestão, segurança alimentar e gastronomia e coordenadora da EGA, localizada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Por Júlia Vasconcelos

A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental (MSM) participou do evento de lançamento do novo programa do Governo do Estado do Ceará, realizado no dia 16 de junho, que visa à redução da extrema pobreza no estado.

A coordenadora da EGA, Fabiola Moreira, esteve presente no lançamento do programa governamental, representando o MSM. Durante o lançamento, foi assinado o Pacto por um Ceará Sem Fome, reunindo poder público, organizações da sociedade civil e da iniciativa privada.

A Escola de Gastronomia Autossustentável do MSM foi uma das cozinhas escolhidas para a comunicação visual do programa do Governo devido à relevância do trabalho que desempenha na educação e na promoção de segurança alimentar.

Além de ter formado mais de 2 mil pessoas na área da gastronomia, a EGA produziu mais de 80 mil marmitas no período da pandemia de COVID-19, que foram distribuídas gratuitamente nos territórios socioeconomicamente mais vulneráveis, como o bairro Bom Jardim, onde a cozinha industrial da Escola de Gastronomia se localiza.

O Ceará Sem Fome

O programa do Governo do Estado, cujo objetivo final é a superação da fome no Ceará, quer beneficiar mais de 40 mil famílias com o cartão Ceará Sem Fome e as Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR).

O cartão a ser distribuído pela ação possibilita a compra exclusiva de alimentos no valor de 300 reais, sendo acolhidas pelo programa as pessoas selecionadas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

As USPR serão administradas pelas Unidades Gerenciadoras (UGs), que serão selecionadas por meio de um edital público e ficarão incumbidas de abastecer, fiscalizar e monitorar até 1298 cozinhas.

Editor: Elizeu de Sousa