Durante o IV Congresso Continental sobre Reabilitação com Base Comunitária (RBC), em Quito, Equador, o padre Rino Bonvini contribuiu para a inclusão e o posicionamento da saúde mental comunitária como uma temática transversal e interdependente no contexto da RBC. Bonvini participou da discussão aberta sobre o aperfeiçoamento dos modelos de intervenção em RBC.

O padre, que é presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), foi ao evento a convite da CBM Internacional que organizou o congresso em parceria com o Conselho Nacional para a Igualdade das Deficiências do Equador (CONADIS). O evento aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2017.

O padre Rino compartilhou informações sobre a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica desenvolvida há 21 anos na periferia de Fortaleza na prevenção e cuidado da saúde mental. Esta tecnologia também está sendo aplicada em La Paz, na Bolívia.

Participaram mais de 400 profissionais de 35 países. Durante o evento, foram partilhadas experiências de organizações públicas e privadas, locais e internacionais, que cuidam de pessoas com deficiência. Além disso, organizações que trabalham a reabilitação com base comunitária.

De acordo com Pedro Ponce, oficial de programas da Oficina Regional para América Latina y El Caribe, da CBM Internacional, o evento contribuiu para consolidar a rede continental da RBC. Também foi importante para fortalecer as ações dos principais atores desta estratégia por meio da apresentação do marco conceitual da RBC nas conferências deste congresso.

Nos painéis de discussão, deram-se um intercâmbio de experiências e projetos exitosos, assim como uma retroalimentação aos desafios da RBC nas diferentes realidades da América Latina, incluindo vivências das pessoas com deficiência e suas famílias.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.