Nesta sexta-feira, 1 de setembro, a Dialogus Consultoria em Responsabilidade Social entregou a última etapa do planejamento estratégico do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Na ocasião, o padre Rino disse que este planejamento vai assegurar autonomia para sustentabilidade do Movimento, independente do “humor de políticos”, referindo-se à dificuldade em renovar convênios.
Bonvini destacou que a qualidade de relacionamento institucional do Movimento tem proporcionado a ampliação de parcerias. Ele citou como exemplo a parceria com o Cantinho do Frango, onde está sendo feito um repasse de recurso para o MSMC a partir da venda de asinhas de frango do restaurante.
O presidente do MSMC também evidenciou o crescimento da Escola de Gastronomia Autossustentável que já está fornecendo refeições para instituições como o Instituto Nordeste Cidadania e a Vila das Artes. Rino lembrou os bazares promovidos com produtos doados pela Receita Federal que possibilitaram a construção e implementação da escola.
Para Maiso Dias, sócio-diretor da Dialogus, a organização do MSMC em Unidades Gerenciais Básicas (UGBs) com foco em indicadores de resultados é essencial para a conquista de sustentabilidade. Isso fica claro à medida que a instituição apresenta, tanto para o mercado, quanto para os governos o quanto é capaz de proporcionar o melhoramento de indicadores sociais.
Manoela Silva recordou que o trabalho de consultoria para o planejamento estratégico, na estruturação organizacional do MSMC, envolveu a construção do organograma da organização. Isso prevê a descrição dos cargos e a criação das UGBs e seus indicadores, que facilitarão a gestão dos resultados da organização.
Natália Martins, diretora executiva do MSMC, disse que valeu a pena a equipe investir tanto tempo no processo de planejamento, pois agora tem missão, visão e valores muito claros. Isso possibilita um ótimo posicionamento junto a outras instituições, principalmente para realizar serviços e captar recursos. E também cada função na instituição teve a descrição de seus respectivos papéis.
Sobre o Movimento Saúde Mental
Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.