A coordenadora de Articulação Indígena e Direitos Humanos do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), Natália Martins, participa da 5ª Conferência de Saúde Indígena do Ceará, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Ponta Mar Hotel, na Av. Beira Mar, 2200 Meireles, Fortaleza.

Natália Martins vai compartilhar informações sobre o trabalho desenvolvido pelo MSMC junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Indígena de Maracanaú, desde 2007. Nesse trabalho co-participativo em Maracanaú, o Movimento contribui com a Abordagem Sistêmica Comunitária que desenvolve dinâmicas socioterapêuticas.

As ações colaboram para a prevenção a dependências e para o fortalecimento da identidade indígena em seu processo de resgate e manutenção de tradições étnicas. Além disso, ajuda com a busca do equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa, construindo sua saúde numa visão integral.

A 5ª Conferência Distrital de Saúde Indígena terá como tema o “Subsistema de atenção à Saúde Indígena e SUS; direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada” e será realizada, em Fortaleza, no período de 25 a 27 de setembro de 2013, no Ponta Mar Hotel.

 

Serviço

5ª Conferência Distrital de Saúde Indígena do Ceará

Local: Ponta Mar Hotel localizado na Av. Beira Mar, 2200. Meireles. Fortaleze. CE
Data/hora: 25 a 27 de setembro (ver abaixo).

– Dia 25, à tarde, credenciamentos. Às 18h: abertura, com a presença do secretário nacional de Saúde Indígena, Dr. Antônio Alves.

– Dia 26, manhã: Palestras e debates. À tarde: trabalhos em grupo.

– Dia 26, manhã: Plenária de decisões e encaminhamentos. À tarde: escolha de delegados para participar da Conferência Nacional e conclusão dos trabalhos.

Mais informações: (85) 8898-2234/9620-6383, falar com Flávia e (85)9736-5275, falar com Nailto e por e-mail: <controlesocialdodseice@gmail.com>.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.