Conectar-se consigo mesmo, com o outro e com o grupo. Ser líder de si mesmo. Exercitar o autoconhecimento. Esse foi o plano de fundo desse final de semana de 6 a 8 de dezembro, em mais uma edição do Cuidando do Cuidador, do Movimento Saúde Mental. O momento aconteceu no Portal Vida, em Meruoca, na Região Metropolitana de Sobral, foi assessorado pela Flow Desenvolvimento Integral e contou com patrocínio da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.

O Cuidando do Cuidador é uma atividade realizada com os colaboradores do Movimento Saúde Mental, tendo como horizonte a necessidade de cuidar de quem cuida. Ao todo, 25 pessoas participaram, entre funcionários e voluntários do Movimento. Gente que no dia a dia se dedica a cuidar de outras pessoas no Grande Bom Jardim e que teve a oportunidade de parar para, também, receber cuidados.

“Participar do Cuidando do Cuidador oferecido pelo Movimento Saúde Mental nesse final de semana, na Serra da Meruoca, foi uma oportunidade de me conectar de forma mais sistemática com meu eu interior. Além de ter me ajudado a perceber e entender que mais do que nunca eu sou a única capaz de transformar minha própria realidade, o processo das vivências foi imersivo, poderoso, revitalizador e extremamente renovador”, comenta Talita Maciel, que participou pela primeira vez da atividade.

Autoconhecimento que fortalece o grupo

A metodologia usada por Adriana Bezerra e Keila Monteiro, da Flow Desenvolvimento Integral ajudou as pessoas do grupo a se perceberem cada vez mais como seres individuais e únicos, em um processo de construção coletiva.

“Numa qualidade de presença e entrega incrível, cada um acionou a sua coragem de olhar para si mesmo com a vontade genuína de contribuir com o outro, construindo uma realidade melhor para a comunidade”, comentou a assessoria.

 

“O evento foi um momento muito significativo de autocuidado e cuidado com o próximo. Foi tempo de curar-se, de reconectar-se uns com os outros e com a Terra. Tempo de transformação pela acolhida, generosidade e atenção de todos que estavam ali. Foi tempo de renovar o espírito para potencializar o nosso modo de cuidar no Movimento”, partilha Rafael Souza, psicólogo voluntário na Casa AME, do Movimento Saúde Mental.

Cada pessoa carrega uma história, uma presença no mundo, alegrias e tristezas. Ser líder de si mesmo é trabalhar essas potencialidades, reconhecer e perceber as dificuldades, algumas introduzidas desde muito cedo na vida. Romper com os processos que impedem a renovação é um caminho necessário para a evolução pessoal, o autoconhecimento e para o crescimento do grupo.

“Fomos pra lá como facilitadoras de transformação Flow e saímos, também, transformadas, emocionadas com o poder de construção do coletivo e com a capacidade de união quando o propósito é claro e alinhado com a essência de cada um. É nisso que acreditamos, é por isso que trabalhamos e foi isso o que confirmamos lá”, lembram Adriana e Keila.