Crianças do programa Sim à Vida, da comunidade do Marrocos, conheceram detalhes da Orquestra Sinfônica do Estado do Ceará, por meio de um de seus músicos, o violinista Tiago Mendes.

As crianças participam de curso sobre teoria musical e de aulas práticas de flauta soprano com o músico Felipe Ricardo, atividades da Casa AME, coordenadas por Ivan Nogueira.

O encontro se deu na Casa de Arte, Música e Espetáculo do Movimento Saúde Mental (Casa AME), na tarde do dia 11/02/2022.

Tiago Mendes apresentou o seu trabalho, utilizando uma projeção de vídeo para mostrar a orquestra para as crianças. Em sua fala, Tiago procurou sensibilizar as crianças para o campo da música, destacando que ele começou também com a flauta soprano (flauta doce).

O instrumentista comentou o início de sua carreira e explicou como se encantou pela vibração do instrumento. A partir de então, as portas se abriram para ele, iniciando uma carreira que o levou a participar da Orquestra Pão de Açúcar, dando início ao seu sonho.

As aulas de música procuram despertar nas crianças a inteligência musical que se junta às múltiplas inteligências trabalhadas no Sim à Vida por meio de práticas diversas.

As atividades desenvolvidas no Sim à Vida integram a Abordagem Sistêmica Comunitária. Estimulam o autoconhecimento e têm por objetivo evitar o contato com drogas e evitar quaisquer dependências.

O programa Sim à Vida acolhe crianças de 7 a 14 anos. Nos encontros, também são oferecidas refeições. O Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.

 

Elizeu Sousa/ Lan Yago