Terapeutas Planetários

A história da Igreja nos fala dos terapeutas do deserto, que nos primeiros séculos da sua existência manifestavam a misericórdia e a compaixão cristã, curando os doentes, especialmente os mais pobres, abandonados e excluídos. Cuidando do próximo como caminho de evolução espiritual.

Recentemente o nosso papa Francisco recorreu a uma imagem de igreja hospital de campo, um espaço que acolhe, escuta, cura, independentemente de religião, crença, ideologia, orientação sexual, ou diversidade de cultura.

Trabalhei como médico na Itália com migrantes estrangeiros e ciganos, no Equador com os índios Cayapas, em Uganda com os Acholi e nos EUA com migrantes mexicanos e com os índios Lakota; aqui no Brasil, no Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, com migrantes rurais e com índios Pitaguary.

Aprendi que terapia vem do grego therapeúein, que significa serviço sagrado, curar e servir o divino que está presente no ser humano que sofre, transformando a dor em crescimento, restabelecendo o equilíbrio e a harmonia.

Hoje, precisamos de terapeutas planetários, de seres que com carinho e dedicação vivenciam a essência desta missão, independentemente de interesses ideológicos, econômicos ou corporativos.

Neste 11 de outubro, a Escola de Saúde Pública do Ceará sediará o lançamento do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, que trará o debate sobre “A globalização e a migração dos profissionais de saúde”.

A Rede Unida, criada em 1985, é um coletivo que reúne pessoas, projetos e instituições comprometidos com os movimentos de mudança na formação em saúde e na construção de um sistema de saúde equitativo, eficaz e com forte participação social. A Rede vem, nos últimos 20 anos, se constituindo como importante espaço de debate, formulação de propostas e intercâmbio de experiências de inovação da educação e do trabalho na saúde.

Que este debate gere novas perspectivas, mudanças de paradigmas e, sobretudo, ajude os médicos a encarnar o sentido verdadeiro desta vocação, servindo os pobres os últimos e os excluídos, sem colocar egoísmo, narcisismo e presunções “cheias de não me toques” em primeiro lugar.

Almejamos uma nova geração de terapeutas planetários!

Padre Rino Bonvini
Psiquiatra e presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.