Na próxima semana, de 25 a 31 de outubro, o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) recebe Juliana Garcia Salinero, especialista em Monitoramento Orientado para Resultados (Results Oriented Monitoring – ROM )da União Europeia (UE). Na ocasião ela vai conhecer de perto as ações do Projeto Sim à Vida, ação financiada pela UE.

O Sim à Vida é uma ação de prevenção às drogas e melhoria do acesso aos serviços sociais de saúde na periferia de Fortaleza, realizada pelo MSMC. O projeto envolve 450 crianças, adolescentes, familiares e pessoas de quatro áreas urbanas, em Fortaleza e Maracanaú. É co-financiado pela Christoffel-Blindenmission (CBM International) e União Europeia.

No Projeto, as crianças e adolescentes têm acesso a momentos de lazer, relaxamento e contato com arte e cultura, entre outras oportunidades. Elas participam das atividades no contraturno do horário escolar e são acompanhadas por educadores sociais e arte-educadores. As famílias têm a oportunidade de participar das outras várias atividades disponibilizadas pelo MSMC.

O trabalho da equipe ROM contribui para o controle de qualidade das ações desenvolvidas. Além disso, apresenta análises e recomendações de melhorias, de acordo com o que é apreciado. São verificados quatro parâmetros: relevância, eficiência, eficácia e sustentabilidade.

A coordenadora de projetos do escritório regional da CBM para América Latina e Caribe, Alejandra Valverde, também participará do monitoramento.

A vinda da especialista foi uma solicitação do Movimento de Saúde Mental Comunitária à delegação da União Europeia. A solicitação aconteceu durante a visita de Maria Cristina Araújo, gestora operacional do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, em abril deste ano.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.