O Sim à Vida, projeto de prevenção às drogas e melhoria do acesso aos serviços sociais de saúde, do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) que tem a União Europeia como principal financiador, foi pauta do programa Tudo Por Elas, exibido na TV Diário. Participaram do programa o padre Rino Bonvini, presidente da instituição, a coordenadora do projeto Sim à Vida, Balbina Lucas, o jornalista e advocacy do Sim à Vida, Elizeu Sousa, e o adolescente Daniel Lima, acolhido pelo projeto.

A ação recebeu recentemente o monitoramento da União Europeia e foi recomendada como replicável em outros territórios do Brasil e do exterior. O projeto acolhe crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza e de Maracanaú e Pacatuba, municípios da Região Metropolitana. São desenvolvidas ações de prevenção às drogas.

No projeto de prevenção às drogas, as crianças e adolescentes vivenciam momentos lúdicos e esportivos e são estimuladas a desenvolver suas inteligências musicais, artísticas e sinestésicas. O acolhimento do MSMC possibilita o fortalecimento da autoestima e o enfrentamento das adversidades em áreas vulneráveis.

As crianças são acompanhadas em quatro núcleos e, também, em escolas e instituições parceiras. Ao todo, 1350 pessoas atendidas diretamente, incluindo familiares e 450 crianças e adolescentes. O Movimento Saúde Mental Comunitária realiza esta ação com a parceria e o co-financiamento da CBM International e da União Europeia.

Confira a entrevista completa que foi ao ar na TV Diário:

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.