(Grupo de alunos e professores visita o Giardino Buffet e conhecem o Movimento Saúde Mental / Foto: Gabriele Félix)

 

Resultado de um processo autopoiético impulsionado pela comunidade do Grande Bom Jardim, o Giardino Buffet é o negócio social do Movimento Saúde Mental (MSM), que desponta como um serviço de buffet cearense alinhado à Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). Sendo uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o problema de desemprego que atinge o território, o buffet alicerça suas atividades sobre os pilares das ODS 5, 8 e 10, fortalecendo a geração de emprego e renda na região utilizando-se de uma produção agroecológica e sustentável.

 

Com o propósito de ampliar a divulgação e o entendimento sobre negócios de impacto socioambientais das periferias, as professoras Keysa Mascena e Daiane Neutzling, da Universidade de Fortaleza (Unifor), organizaram uma visita para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Giardino Buffet e pelo MSM. “O propósito da visita é, para além das discussões, palestras e casos, sentir. É vir para o território, ver a experiência, olhar para as pessoas. Então, o objetivo dessa primeira atividade é proporcionar essa experiência aqui”, explica a professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Keysa Mascena. 

 

Zarlanya Sales, aluna do curso de mestrado em Administração da Unifor, se diz encantada com o trabalho realizado no Giardino e no MSM. “Eu estou encantada, porque estamos, exatamente, comprovando o funcionamento de um negócio social de empreendedorismo. Não só pela parte de assistencialismo, mas sim de um negócio social. Eu gostei muito da estrutura, que é toda separadinha. Tem a parte da acolhida, a da aprendizagem e a parte do negócio mesmo. Elas se integram e a gente consegue vê essa integração”, conta empolgada. 

 

Beatriz Marrocos e Maria Júlia Boavista são estudantes de Comércio Exterior e explicam que vieram para a visita com o objetivo de conhecer o funcionamento de um negócio social de impacto. “Como esses negócios de impacto estão aqui, nas áreas mais afastadas do turismo, então é legal trazer o pessoal para cá, para a gente ter uma noção de como funciona um negócio de impacto. A gente vê, muitas vezes, uma organização como essa, mas a gente não sabe que há um negócio de impacto. E aqui é tudo bem estruturado”.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente do MSM, padre Rino Bonvini e, em seguida, foram guiados pela CEO do Giardino, Natália Tatanka. Com um coffee break oferecido pela equipe do buffet, os participantes puderam conhecer ainda os demais espaços do Movimento Saúde Mental, que foram apresentados por seus respectivos coordenadores, Ivan Nogueira e Ana Paula Fernandes, da Palhoça Terapêutica e da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo). 

 

por Gabriele Félix