(Giardino Buffet expõe produtos e serviços em painel no Expo Favela Nacional / Foto: Arquivo MSM)


A Grande Final: O Desafio, da Expo Favela Innovation Brasil começa sexta-feira, 01/12/2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ao longo do ano, diversos empreendimentos e startups comunitárias de todo o país passaram pela curadoria atenta e especializada que selecionou as mais inovadoras ideias e modelos de negócio de cada região. Na etapa Ceará, o Giardino Buffet e o projeto Colcha de Retalhos ficaram no top 10, e agora participam da etapa nacional. 

 

A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios que promove e reúne empreendedores e startups da favela a investidores que desejam acelerar estes empreendimentos, gerando negócios em todo o país. A programação conta com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o Brasil.

 

Na etapa do Ceará, realizada entre os dias 27 e 28 de outubro, Natália Tatanka, CEO do Giardino Buffet, do Movimento Saúde Mental (MSM) foi uma das palestrantes convidadas do painel “Fome: Alternativas de Superação, Sociedade Poder e Setor Privados Engajados”. A equipe do Giardino também participou do serviço de buffet oficial do evento, além de contar com um expositor no salão onde os participantes da Expo Favela puderam conhecer os produtos e serviços.

 

O projeto Colcha de Retalhos, iniciativa que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social à produção de moda por meio do reaproveitamento de tecidos, também foi selecionado no top 10. O Movimento Saúde Mental, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, realiza atividades do projeto Colcha de Retalhos, profissionalizando moradoras do Bom Jardim, em Fortaleza.

 

No Expo Favela Nacional, o Giardino Buffet, apresentando seu negócio social, criado como uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária para a geração de renda e redução das desigualdades no território do Grande Bom Jardim, se apresenta ao Brasil pela segunda vez. São os talentos do Bom Jardim conquistando o país! 

 

SOBRE O GIARDINO BUFFET

 

O Giardino Buffet é um negócio social criado pelo Movimento Saúde Mental, resultado de um processo autopoiético impulsionado pela comunidade do Grande Bom Jardim. Com serviço de buffet, é um negócio alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) alicerçam as atividades do Giardino, que são desenvolvidas sobre os pilares da Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10).

 

A base do trabalho do Giardino Buffet é a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental (MSM). A formação profissionalizante é realizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará, através do Programa Gastronomia Social. A aceleração de negócios impulsionada pela organização Somos Um é fundamental para a realização das atividades. 

 

O buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para a geração de renda e redução das desigualdades no Grande Bom Jardim, contribuindo para a superação da pobreza no território. 

 

Confira a programação completa do Expo Favela Nacional.

GALERIA EXPO FAVELA NACIONAL

 

por Gabriele Félix