Dr. Jorge Reque (Coco), durante a inauguração. / Foto: MSMI

Foi inaugurado o Movimento de Saúde Mental Infantojuvenil (MSMI) em La Paz, Bolívia, no dia 13 de setembro de 2023. O MSMI “tem como objetivo prestar cuidados a meninas, meninos, adolescentes e suas famílias que tenham transtornos mentais e que tenham impacto em sua saúde geral” descreve o médico Jorge Reque, psiquiatra e diretor da instituição.

O doutor Reque, também é conhecido como Coco. Ele esteve no Movimento Saúde Mental, em 2018, vivenciando a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). Em 2015, ele fez formação em ASC, realizada pelo MSM na Bolívia.

Reque afirma que sua equipe vai trabalhar com a Abordagem Sistêmica Comunitária. Ele diz que o MSMI é um “espaço comunitário pensado para e pela sociedade boliviana e, junto com a comunidade, vai desenvolver políticas e recursos adequados para a saúde mental infantojuvenil”.

“Queremos dar um empoderamento às pessoas que têm muitos projetos, ideias, mas que por falta de recursos ou por medo não o fortalecem”, destaca Reque. Assim, “planejamos replicar o que o Movimento Saúde Mental do Bom Jardim faz, com atividades de gastronomia e arteterapia”.

O MSMI também planeja inserir em sua abordagem a hidroterapia, bem como um serviço de “hospedagem para famílias de outras cidades, onde há escassez de profissionais dessa área, para que possam habitar nosso espaço comunitário, ter acesso a avaliações e tratamentos e receber capacitações para que possam retornar à sua cidade portando um programa terapêutico para ajudar seu filho em casa”, conclui Reque.

O Movimento de Saúde Mental Infantojuvenil, de acordo com Reque, é um “espaço especializado em neurociências e neurodesenvolvimento e não será um centro comum”, mas um “movimento”, pois segundo ele, a “própria palavra já gera uma dinâmica que aposta no envolvimento da comunidade”.

As atividades serão iniciadas em outubro próximo. Ali, de acordo com Reque, será “um local para ouvir as necessidades existentes em relação à saúde mental infantojuvenil e, por meio disso, buscar soluções por meio de um trabalho integral com uma equipe multiprofissional”.

Os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar são “treinados para realizar avaliações, diagnósticos e tratamentos abrangentes em transtornos do neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, problemas psicomotores, problemas de aprendizagem, emoções e comportamento”, evidencia o psiquiatra.

A equipe é composta por profissionais das seguintes áreas:
Psiquiatra infantil – Dr. Jorge Reque.
Psicologia, neuropsicologia – Magister Katerine Torrez.
Fonoaudiologia – Lic. Carla Zárate (co-fundadora), Lic. Melisa Zárate.
Habilidades psicomotoras – Lic. Vania Zárate, Ismael Zacari.
Psicopedagogia – Lic. Daniela Rivera.
Educação diferenciada – Lic. Pamela Velasco.
Educação infantil e área Montessori – Educadora Vania Avendaño.
Terapia Ocupacional – Lic. Maricruz Zalles.
Fisioterapia Neurológica – Lic. Adriana Ballester.

Movimento de Saúde Mental Infantojuvenil
Endereço: Cota 35 A, rua Inti Sol, nº 190, La Paz Bolívia.

Instagram
Facebook
Tiktok

@msminfantojuvenil


Por Elizeu Sousa