A CBM International, parceira financiadora do Projeto Sim à Vida do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), convidou Pamela Castro Morales, assessora de Saúde Mental CBM, para fazer parte de ação de formação socioterapêutica como resposta ao terremoto no Equador. Na ocasião, foram desenvolvidos treinamentos com base na Abordagem Sistêmica Comunitária, na cidade de Esmeraldas.

O terremoto ocorreu no Equador, no dia 16 de abril de 2016. As atividades desenvolvidas procuraram dar uma resposta de inclusão. Ali, profissionais de saúde do primeiro nível de atenção, como médicos gerais, obstetras, enfermeiras, voluntários e promotoras das comunidades receberam orientação sobre Primeiros Auxílios Psicológicos (PAP).

Também participaram pessoas do Voluntariado da Cooperação Internacional (OVCI-Equador). O desenvolvimento do treinamento recebido em workshops, realizados nas semanas de 25 a 29 de abril e de 2 a 6 de maio, possibilitou ativar o cuidado da saúde mental da população por meio de equipes de trabalho, preparadas para o cuidado próprio das famílias e das comunidades.

A organização e a coordenação dos processos de treinamento foi feita pelas assessoras de Saúde Mental da CBM, Narel Gómez y Pamela Castro, ambas bolivianas.

Atualmente, Pamela realiza um processo de formação no MSMC como continuidade da formação em Abordagem Sistêmica Comunitária, tecnologia socioterapêutica, iniciada na Universidade Salesiana de Bolívia no ano 2012.

A partir da experiência no MSMC, também foi abordado o tema “cuidando do cuidador”, desenvolvido com as pessoas que trabalharam em projetos de reabilitação baseada na comunidade da região de Esmeraldas, no Equador. Durante a primeira etapa de atenção pós-desastre foi utilizada a tecnologia produzida pelo MSMC.

Também ficou planejado a continuação das intervenções em saúde mental para retomar o sentido de controle e a capacidade de ajuda mútua que têm as comunidades no Equador.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.