Nesta segunda-feira 7 de maio, a coordenadora da Escola de Biodança do Ceará, Ruth Cavalcante, fez a supervisão dos facilitadores de biodança que atuam voluntariamente na Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). Ruth é uma parceira histórica do Movimento.

A biodança no MSMC é facilitada por Glauciane Oliveira e José Luiz e envolve moradores do Bom Jardim, com participação de vários terapeutas. Acontece às segundas-feiras, a partir das 18h, na Palhoça do Movimento.

“Uma coisa importante é registrar o compromisso do Movimento com a formação de cuidadores do Bom Jardim, como diz o padre Rino: Salvar o Bom Jardim, com o Bom Jardim”, comenta Glauciane.

A biodança integra a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) que visa o equilíbrio biopsicossocioespiritual da pessoa. A ASC é uma tecnologia social que tem favorecido a prevenção a dependências, o cuidado terapêutico e o empoderamento das pessoas. Além disso, potencializa a comunicação intrapessoal, interpessoal e transpessoal.

Nesta fase em que Ruth Cavalcante visitou, o grupo só está aceitando novos participantes que já conheçam a biodança.

Os facilitadores também têm uma turma no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Maracanaú. O prédio fica na Av. X, s/n, Jereissati (vizinho à Escola Profissionalizante Gonzaga Mota).

A Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária funciona na rua Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim, Fortaleza, Ceará. Esse grupo foi iniciado pelo facilitador de biodança Reni Dino.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.