O Brasil está vivendo a pior tragédia sanitária da sua história que chegou a ser denominada de genocídio. Quase cem mil mortos, cem mil famílias, parentes e amigos, evocando um sentimento de profunda comoção. Mas também um sentimento de indignação provocado pela falta de empatia e pela incompetência que se manifesta com a ausência de um ministro da saúde. Nesse contexto, o medo, a insegurança e a dor das perdas, facilitam a proliferação de uma epidemia oculta, com um aumento exponencial dos problemas de saúde mental e psiquiátricos. 

O Movimento Saúde Mental (MSM) atua no Bairro Bom Jardim desde 1996 e desenvolveu a Abordagem Sistêmica Comunitária, uma metodologia multidisciplinar reconhecida hoje internacionalmente como inovação em saúde mental. 

Com a pandemia de Covid – 19, as atividades foram criativamente reorganizadas para o modo online, facilitando o isolamento físico, imprescindível para conter as gravas consequências da doença, algo que também provoca um aumento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade, pânico, depressão e abuso de drogas. 

A plataforma virtual deste programa inovador em parceria com a Fiocruz, oferece várias propostas terapêuticas como: plantão psicológico, grupos terapêuticos, sessão de vídeos, podcasts, meditação virtual, chatbot, e entre outras opções disponíveis nos aplicativos do MSM, que são uma oportunidade para cuidar do sofrimento psíquico e existencial e prevenir o desenvolvimento do transtorno pós-traumático de estresse.

 O MSM continua se movimentando e renovando, contribuindo para gerar uma pandemia de solidariedade, para com as pessoas que neste momento histórico particularmente difícil necessitam de apoio e suporte terapêuticos. 

 

Rino Bonvini 

Padre, psiquiatra. 

Missionário Comboniano

rinobonvini@gmail.com