(Pró-Reitora de Extensão e Pró-Reitor Adjunto de Extensão da UFC visitam bolsistas e ações do MSM / Foto: Yago Medina)

 

No dia 12/04/2024, representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Somos Um e da CallMed se reuniram com a equipe do MSM para discutir o rumo de projetos e consolidar colaborações. Durante suas apresentações, a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profa. Bernadete Porto, o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Prof. Carlos Estêvão, e o coordenador da Coordenadoria de Bolsas e Certificações de Extensões da UFC, Prof. Thiago de Sales, revelaram seu entusiasmo com a visita, ressaltando sua satisfação em ver de perto o impacto positivo que a academia promove nas comunidades e como a própria comunidade têm a contribuir com a produção científica do país. 

 

A parceria com a UFC é de longa data. A primeira colaboração entre as duas instituições começou ainda em 1999, com a inauguração do programa Sim à Vida, vinculado ao Departamento de Medicina. Desde então, o programa teve suas ações ampliadas por meio de financiamento da União Europeia e da CBM Internacional de 2015 a 2019. Os beneficiários dessa ação habitam áreas de vulnerabilidade social de Fortaleza e de Maracanaú. São crianças e adolescentes de famílias em situação de extrema pobreza. “A extensão dá os resultados que a comunidade quer e também os dados que a pesquisa precisa”, lembrou Vilenilza Matos, coordenadora social do programa Colcha de Retalhos.

 

Mais recentemente, outros projetos de extensão da UFC se somaram à parceria com o MSM. Entre os que atualmente realizam atividades nos espaços do Movimento estão: o projeto Gastronomia Social, coordenado pela professora Eveline Alencar; o programa Colcha de Retalhos, com coordenação extensionista da professora Araguacy Paixão, coordenação geral de Janaína Fernandes e coordenação social de Vilenilza Matos; o Programa Extensionista do Grande Bom Jardim, coordenado pelo professor Eduardo Santiago e pela professora Lara Capelo e também o programa Farmácia Viva, coordenado pela professora Mary Anne Medeiros. 

 

Com o objetivo de fortalecer laços e trocar experiências, a reunião contou com a mediação do coordenador do MSM, Elizeu Sousa, e da CEO do Giardino Buffet, Natália Tatanka. Ana Paula, coordenadora da Casa AME também esteve presente, guiando os participantes pelo espaço e apresentando as atividades desenvolvidas junto à comunidade. “Eu estou no Movimento desde o começo, desde quando o padre Rino veio para cá. Aqui na Casa AME, nós cuidamos das pessoas através da arteterapia”, explica. 

 

A parceria com a Somos Um foi resultado de um processo de acolhimento, estudos e confiança. A colaboração com o Movimento foi articulada para preparar e acelerar o negócio social do MSM, o Giardino Buffet. Inaugurado em 2021, durante a pandemia, o Giardino é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária com o objetivo de gerar oportunidade de melhoria de vida dos moradores do território a partir da geração de renda mínima estável, da garantia de emprego, além de efetivar a participação de mulheres no empreendedorismo, movimentando a economia local.

 

Para conhecer o trabalho realizado pelo MSM e ampliar a rede de conexões, a Somos Um convidou representantes do grupo CallMed para participar da visita. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais espaços e atividades do Movimento realizadas junto à comunidade. Acolhidos também na Casa AME, os participantes compartilharam suas impressões e dividiram suas experiências com os presentes.

 

GALERIA DE FOTOS

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

Redação por Gabriele Félix e fotos por Yago Medina