O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), representado pelo seu presidente, padre Rino Bonvini, irmanado ao povo Pitaguary, presta homenagem ao cacique Daniel, guerreiro da causa indígena no Ceará. Serão duas celebrações neste domingo, 24 de abril de 2016: às 9h da manhã, celebração na Casa de Apoio da Monguba; às 17h, celebração na aldeia Santo Antônio.
O cacique foi um grande guerreiro na luta pelo reconhecimento do povo Pitaguary e dos povos indígenas do Ceará e de outras regiões brasileiras. Uma vez conquistado o reconhecimento, travou o combate permanente pela demarcação definitiva do território indígena Pitaguary.
Neste momento de partida do líder, o Movimento reforça que ‘somos todos parentes’ e que o espírito do nosso irmão cacique Daniel é imortal e encontra-se na morada do pai celestial, o pai tupã, enquanto a mãe terra o acolhe para semear ainda mais vida entre nós.
O padre Rino vem através da sua presença constante e da atuação do MSMC, contribuindo para o reforço da causa indígena no Ceará. Wopila Bad Hand, medicine man Lakota Sioux, dos Estados Unidos, também participará da celebração.
Sobre o Movimento Saúde Mental
Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.